Geral

Investimento do Governo do Tocantins em tecnologia e melhoramento genético garante avanço na agricultura e na pecuária tocantinense

Publicado

em

O melhoramento genético do rebanho bovino tocantinense, por meio do programa Mais Genética, e a difusão tecnológica para o gado de corte com o programa Rota da Pecuária são destaques entre as ações desenvolvidas pelo Governo do Tocantins no decorrer do ano de 2022, por meio da Diretoria de Agricultura, Agronegócio e Pecuária (Dapec), da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro). 

Exemplo de sucesso no cenário nacional, o programa Mais Genética Tocantins está disponibilizando 100 mil kits para Inseminação Artificial de Tempo Fixo (IATF) e contemplando pequenos e médios pecuaristas dos 139 municípios tocantinenses. 

Já com a Rota da Pecuária, programa inédito na região Norte do país, foram apresentados na prática diferentes tecnologias adotadas, os cenários e as novas perspectivas para o setor em pequenas, médias e grandes propriedades produtoras de gado de corte no Tocantins.

Segundo o secretário da Seagro, Jaime Café, com o Rota da Pecuária, por exemplo, foi possível mostrar a pecuária real, os seus desafios e os exemplos de sucesso, alcançando ótimo retorno do público e dos pecuaristas. “Confirmamos que a pecuária tocantinense é uma verdadeira indústria a céu aberto, onde se atrela tecnologia, genética e produção”,enfatizou o gestor. 

READ  Campanha chama cidadãos a participar da coleta seletiva

“Foi possível identificar as diversas tecnologias de gado de cria, recria e engorda que movimentam a economia tocantinense e verificar, in loco, de onde sai toda carne exportada pelo Estado. Conseguimos muitas informações e números importantes para que possamos estabelecer políticas públicas e auxiliar ainda mais os produtores”, reforçou o diretor da Dapec, José Américo Vasconcelos. 

Agroindústria 

O fortalecimento e a concretização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) nos municípios e o lançamento efetivo do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf) também são destaques durante o ano de 2022 e resultaram em avanços para o Estado, principalmente para os agricultores familiares. 

Outros destaques

Na área de agroenergia e floresta, o destaque vai para a construção do primeiro  biodigestor sertanejo no Tocantins, Fazenda Buritizal, no distrito de Taquaruçu. Com o biodigestor, além de reduzir os custos com fertilizantes químicos nas pastagens, é possível proporcionar economia com a produção do biogás, utilizado no preparado das refeições, entre outros.

Na área de agrometeorologia, foi realizado também importante seminário para a apresentação das Tendências Agroclimáticas do Tocantins. O objetivo foi subsidiar a cadeia produtiva com informações e elementos que auxiliem no planejamento e tomada de decisão por parte do setor agropecuário, além de minimizar possíveis perdas decorrentes das mudanças climáticas.

READ  Governo do Tocantins promove reunião técnica sobre construção do novo prédio do Hospital da Mulher e Maternidade Dona Regina

“A agricultura é a atividade econômica que mais depende das condições climáticas, uma vez que elas afetam todo o processo produtivo: cultivo, colheita, armazenagem, transporte e comercialização dos produtos”, ressaltou o diretor José Américo. 

Dias de campo, visitas técnicas e o contato direto com os agricultores e pecuaristas tocantinenses também foram ações constantes realizadas pela Seagro, por meio da Dapec, em vários municípios tocantinenses. 

“Nossos objetivos são trabalhar e desenvolver políticas públicas, incentivando a utilização de tecnologias e o aumento de produtividade. Isso tudo levando ações pertinentes à produção agropecuária para beneficiar os produtores desde grãos, frutas, raízes e tubérculos, até a pecuária de corte e leite”, concluiu o diretor José Américo.

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA