Março Azul

Internações por câncer de intestino batem recorde no país

Publicado

em

No Brasil, uma média de 265 pessoas são internadas diariamente no Sistema Único de Saúde (SUS) devido a complicações graves relacionadas ao câncer de intestino. Esse tipo de câncer, também conhecido como câncer colorretal, atingiu o maior patamar da década em 2022, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva, da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Entre 2013 e 2022, houve 768.663 hospitalizações registradas somente no SUS para o tratamento do câncer de intestino. Em 2021, foram registrados 19.924 óbitos decorrentes da doença. Os casos aumentam em média 5% ao ano, sendo que houve um crescimento de 40% em relação aos casos registrados em 2012.

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) projeta que haverá 45.630 novos casos de câncer de intestino no Brasil entre 2023 e 2025. Se as projeções se confirmarem, a doença atingirá mais de 136 mil pessoas no país. O risco estimado é de 21,10 casos por 100 mil habitantes, sendo 21.970 entre homens e 23.660 entre mulheres.

As associações médicas alertam que, apesar de pouco discutida, a doença é uma das neoplasias mais letais para homens e mulheres no Brasil. No entanto, o diagnóstico de câncer colorretal não é uma sentença de morte. Se tratado adequadamente, há possibilidade de intervenção e cura. É recomendado que todas as pessoas, a partir dos 45 anos, procurem um médico para avaliar a saúde do intestino.

Cerca de 90% dos casos de câncer de intestino têm origem a partir de um pólipo, uma lesão na mucosa do intestino que pode se transformar em câncer. Em uma colonoscopia, esses pólipos podem ser removidos, prevenindo a doença. Pessoas com doenças inflamatórias intestinais, como retocolite ulcerativa e doença de Crohn, têm risco aumentado para o câncer de intestino e precisam de avaliação diagnóstica regularmente.

Campanha 

As associações médicas responsáveis pelo levantamento estão divulgando ao longo deste mês a campanha nacional Março Azul, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de intestino. A mensagem principal da campanha de 2023 é “Saúde é prevenção”. Cuide de você, evite o câncer de intestino”.

A campanha enfatiza a necessidade de investir em ações de prevenção para evitar que os pacientes precisem ser internados. A proposta é que o SUS ofereça métodos diagnósticos menos complexos para rastrear os pacientes mais suscetíveis à doença. Quando as alterações no reto e no intestino são identificadas precocemente, há a possibilidade de intervenção imediata e prevenção de possíveis complicações.

Como o câncer de intestino é frequentemente assintomático em estágios iniciais, é recomendado que homens e mulheres a partir dos 45 anos de idade façam periodicamente dois exames: a pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia.

Para prevenir novos casos da doença, as entidades médicas alertam sobre os riscos do tabagismo, do alcoolismo, do sedentarismo, do consumo excessivo de carne vermelha e de dietas pobres em fibras. Todos esses fatores contribuem para o desenvolvimento do câncer colorretal. Mais informações sobre a campanha podem ser encontradas em seu site oficial.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA