Geral

Inspiração em 11 eixos de referências natalinas

Publicado

em


Brasília brilha nas festividades estendidas do Natal. Luzes coloridas, presentes, velas, árvore instagramável, painel de cluster de LED e um palco para animados shows musicais. Tudo isso faz parte do projeto Brasília Iluminada, que tomou conta do Eixo Monumental, trazendo vida a um espaço de cerca de 416 metros quadrados. Ao longo do cenário, 11 eixos ostentam simbologia e remetem ao nascimento de Jesus e aos traços da capital.

O Brasília Iluminada, que insere a capital federal na rota turística natalina, é um evento aberto ao público | Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

A decoração se estende desde a Catedral Rainha da Paz, próxima ao Sudoeste, até as proximidades do Congresso Nacional, e teve cada espaço pensado. O evento é promovido pelo GDF em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Humano, Empreendedorismo, Inovação e Assistência Social (Idheias), organização da sociedade civil (OSC) que assina a ambientação.

“O Brasília Iluminada contribui para a arte e a cultura, trazendo de volta vozes e manifestações de uma cidade que serve de exemplo ao país por sua resiliência frente às adversidades. São as luzes da esperança e da confiança em um futuro iluminado e feliz”Bartolomeu Rodrigues, secretário de Cultura

O Lago Paranoá e o eixo do “avião” – que remete ao Plano Piloto – estão representados na paisagem. Flores do cerrado, tulipas e crisântemos também foram desenhadas e iluminadas. Há ainda um presépio interativo, um ponto voltado para doações e outro para a exposição de artesanato local, disposto em containers.

“O objetivo foi valorizar a tradicional festa natalina, mas também trabalhar a simbologia e as especificidades de Brasília”, afirma o presidente do Idheias, Marcelo Soares. “Contratamos cenógrafos para conjugar nesse cenário a arquitetura de Brasília, o céu, a fauna e a flora do cerrado, entre outros, sem esquecer da parte cultural, com música de qualidade.”

READ  Brasil enfrentará europeus em amistosos antes do Pré-Olímpico

De fato, não são só luzes para contemplar. Pelo palco Céu de Brasília passarão cerca de 500 artistas locais em repertório variado. O point cultural terá jazz, música clássica e até apresentação de capoeira na programação. “O Brasília Iluminada contribui para a arte e a cultura, trazendo de volta vozes e manifestações de uma cidade que serve de exemplo ao país por sua resiliência frente às adversidades. São as luzes da esperança e da confiança em um futuro iluminado e feliz”, ressalta o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, para quem o projeto também leva a “uma reflexão sobre fraternidade”.

O evento, que coloca a capital federal na rota turística natalina, é aberto ao público. A visitação vai até 20 de janeiro.

Atrações e eixos do Brasília Iluminada

  • Torres e pórticos – Simbolizam a entrada na Esplanada e entrada na Praça do Buriti, com sinos cenográficos que remetem ao nascimento e à anunciação de Jesus e representam o crescimento e chamamento de uma nova era.
  • Complexo do Buriti – O espaço, bem em frente ao Palácio do Buriti, conta com uma árvore feita em MDF (placa de fibra de média densidade) e estilizada com palavras chaves do projeto, além de um imenso painel de cluster de LED na fachada do edifício anexo que veicula mensagens e pequenos filmes sobre o Natal.
  • Brasília Encantada – Composto pelo Lago de Brasília e o Eixo Central. O símbolo da cidade é destaque em um espelho d’água, logo no início da Esplanada. Foi instalado exatamente nas coordenadas de geolocalização do Distrito Federal.
  • Quadrante dos Presentes – Espaço com dez caixas de presentes que chamam a atenção não somente por suas dimensões, mas pela decoração. Efeitos especiais de luzes, fumaça e neve estão no local.
  • Espaço Luz – Atração com velas gigantes, levando luz a todo o mundo. As velas formam um castiçal, com mais de mil girassóis, que representam felicidade, lealdade, entusiasmo e vitalidade.
  • Árvore Sonho e Realidade – Especial composto por 60 árvores de LED cenográficas e que têm como destaque a Árvore Monumental.
  • Espaço da Solidariedade – Áreas montadas para recebimento de doações por meio de campanhas sociais de brinquedos, roupas, alimentos, agasalhos, lixo eletrônico, entre outros itens.
  • Luz do Mundo – Um presépio interativo e impactante que remete ao nascimento do Deus menino, chegada dos pastores, reis magos e outros elementos.
  • Espaço Artesanato de Brasília – Localizado no quadrante Luz do Mundo, é composto por seis contêineres, com capacidade para 12 artesãos. A expectativa é atender de forma direta 60 artesãos da cidade.
  • Céu de Brasília – O quadrante representa a área cultural do projeto, tendo como cenário o céu de Brasília, cantado, lembrado e homenageado em poesia e prosas por artistas do DF. Está posicionado entre a Praça do Cruzeiro e a Catedral Rainha da Paz.
  • Trenó Luz – O trio elétrico iluminado, com a presença do Papai Noel, percorrerá todas as 33 regiões administrativas do DF durante os 30 dias do projeto.
READ  Possui curso superior? Que tal um salário de R$ 4 mil?
Fonte: Governo DF

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA