Trânsito
Implantação de faixa reversa na Avenida Castelo Branco representa economia de até 20 minutos, diz Prefeitura
O teste está sendo realizado com sinalização especial e presença de agentes e segue até esta sexta-feira
O teste de implantação de faixa reversa instalado na Avenida Castelo Branco, desde a última terça-feira (09), apontou uma economia de tempo no trânsito de aproximadamente 20 minutos no percurso entre a Praça Walter Santos e a Rua Jaraguá, informou a Prefeitura de Goiânia.
No percurso, durante o horário mais crítico, por volta de 18h15, ao longo de 1,3 quilômetros, o condutor deixou de gastar 25 minutos para realizar o trajeto em cerca de 5 minutos. Já por volta de 19h, esse tempo caiu para 4 minutos. “Ou seja, a via reversa representa uma média de 20 minutos de economia para o goianiense chegar em casa mais cedo”, avalia o titular da SMM, Vinícius Henrique Alves.
“O resultado mostra que a iniciativa para minimizar os impactos no trânsito nos horários de maior fluxo é um sucesso, e os testes continuarão até esta sexta-feira (12)”, informa o secretário.
“Verificamos uma fluidez maior no trânsito, justamente no horário de pico, neste trecho que foi cuidadosamente estudado e escolhido para contar com mais uma faixa sentido Centro-Bairros”, explica Vinícius Henrique Alves. Na implantação da faixa reversa, a via é devidamente sinalizada com cones e conta com a presença de viaturas e agentes da SMM.
Os testes para implantação dessa solução na grande Goiânia seguem modelo já adotado em grandes centros urbanos, e integra uma série de estudos em diversas áreas, com foco na melhoria da qualidade de vida do goianiense. “É um instrumento que pode melhorar a mobilidade em pontos estratégicos da capital”, detalha Vinícius Henrique Alves.
A escolha da Avenida Castelo Branco ocorreu devido às características do trânsito na região, que registra um aumento exponencial de carros em períodos específicos em que os moradores se deslocam para o trabalho, e retornam para suas residências.
“Nosso trabalho é buscar soluções com a prudência de fazer intervenções que promovam inovação e garantam a segurança dos condutores e dos nossos agentes”, assegurou o titular da SMM, ao detalhar que a pasta estuda outras soluções, dentre elas, a via exclusiva para motos, e a direita livre. “Objetivo é melhorar a qualidade de vida e a mobilidade na capital”, completa.
O teste desta terça-feira (9) contou com o apoio de viaturas e presença de 25 agentes ao longo da via, além do uso de cones e drone. Segundo a SMM, o foco da atuação é garantir a adaptação do goianiense à inovação com total segurança. O efetivo segue com trabalho de orientação durante todo o período de teste, previsto para ocorrer até a próxima sexta-feira.
O secretário municipal de Mobilidade aponta que, antes do teste desta terça-feira, a pasta realizou uma série de estudos e uma simulação no feriado de Tiradentes. “Realizamos ações de comunicação e diálogo com a comunidade e comerciantes, com a entrega de panfletos explicativos”, detalha Vinicius Henrique.
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