Política

Impactos das crises mundiais

Publicado

em

A próxima edição do programa “Eleições para Todos”, que vai ao ar nessa quinta-feira, 7, traz como entrevistado o professor de relações internacionais da Universidade Federal de Goiás (UFG), Diego Magalhães. O docente detalha como a vida das pessoas pode ser impactada por conflitos que acontecem em diversas partes do mundo, mesmo que elas morem a milhares de quilômetros de distância de onde as crises estão acontecendo.

Na entrevista, concedida à jornalista Monalisa Carneiro, Magalhães destacou, como exemplo, a guerra Rússia X Ucrânia, que tem tido repercussão no mundo inteiro, inclusive, com muita força, no Brasil. Para o professor, isso ocorre por causa da relação atual, de interdependência ente os países.

O especialista ressaltou que um dos mais relevantes impactos do conflito diz respeito à alta de preços, de diversos produtos. O Brasil, como grande produtor rural, tem sido afetado pela dependência de fertilizantes, já que a Rússia é o maior fornecedor do insumo do País. “Goiás também sofre com essa dependência, porque impacta na produção agrícola em geral”, esclareceu.

READ  Estudo aponta impactos da pandemia na saúde e educação de crianças

Questionado sobre a influência dos efeitos dessas crises sobre as eleições, o professor Diego Magalhães acredita que são inevitáveis, em todas as esferas de poder, mas não há como prever o tamanho deles, pois isso, depende, dentre outros aspectos, da forma como quem está no poder, reage aos acontecimentos. “Os governantes têm poder para implementar políticas e ações para minimizar os impactos para a população. Isso faz a diferença”.

Por fim, o professor fez um alerta sobre os conflitos armados. “Não existe solução dentro da guerra. Mesmo com uma superpotência envolvida, como a Rússia, a guerra nunca é uma solução”.

Objetivo

O “Eleições para Todos” foi pensado com o objetivo de falar sobre temas e conceitos políticos para o telespectador, com a finalidade de contribuir para uma maior conscientização do eleitor. “O intuito é esclarecer o eleitor sobre as várias nuances do processo eleitoral”, explica a coordenadora da emissora Luciana Martins. “São temas bastante falados que, muitas vezes, a comunidade em geral não sabe do que se trata.”

READ  Pandemia ainda provoca impactos no mercado de trabalho, diz Ipea

A produção é uma iniciativa da TV Alego e vai ao ar às 21 horas pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, pelo site oficial do Parlamento goiano (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube, onde fica disponível.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA