Geral
I Festival da Mandioca movimenta Bela Vista de Goiás
Nos dias 21, 22 e 23 de abril Bela Vista de Goiás realizou o I Festival da Mandioca.
O município é o maior produtor de mandioca do estado e, segundo a prefeita da cidade, Nárcia Kelly, o objetivo do evento foi valorizar as raízes, a tradição e a cultura local relacionada ao plantio e à gastronomia feita com a mandioca.
Na abertura do evento, no dia 21 de abril, o vice-governador, Daniel Vilela, afirmou que o festival já é um marco para o município e poderá integrar a programação cultural do estado. “A prefeita Nárcia Kelly é empreendedora e esse festival é mais uma demonstração do dinamismo da gestão dela”, ressaltou.
A prefeita relembrou que a mandioca é brasileira e fonte de alimentação no país desde antes da colonização portuguesa. “Essa raiz é fácil de plantar e possui alto valor nutricional. Por isso, é conhecida, além de macaxeira e aipim, como pão dos pobres”, ressaltou, emocionada.
Durante o evento, 40 estandes trouxeram uma infinidade de pratos e produtos feitos com mandioca e seus derivados, e também alimentos que, tradicionalmente, são consumidos com mandioca, como é o caso do torresmo e das almôndegas, por exemplo. Coxinhas com massa de mandioca, crepes com massa de polvilho e até cachaça de mandioca surpreenderam os paladares dos participantes da festa.
Além da praça de alimentação, a gastronomia esteve presente também nas oficinas realizadas pelo SENAC durante o festival. Nas oficinas kids, as crianças prepararam lanches que tinham a mandioca ou seus derivados entre os ingredientes. Nas oficinas gastronômicas e na cozinha show, os adultos aprenderam receitas práticas, deliciosas, nutritivas e econômicas com a mandioca.
Competições e shows – Além da gastronomia, o festival contou também com programação esportiva. O passeio ciclístico realizado no dia 23, domingo, inaugurou a Trilha da Mandioca, percurso de 25 km que atravessa áreas de mandiocais na zona rural do município que já é reconhecido também como capital goiana do ciclismo. Competições divertidas também foram realizadas no evento, como a de quem arranca mandioca mais rápido, quem descasca mandioca mais rápido, quem come mais coxinhas de massa de mandioca, entre outras.
A programação musical também atraiu muita gente para o festival. Na sexta-feira, o público curtiu show com Humberto & Ronaldo. No sábado, com Felipe Araújo e, no domingo, diversos shows com artistas locais no palco secundário, além de Júnior Marra, Gabi e Rapha e Amado Batista finalizando o evento no palco principal.
Balanço – O I Festival da Mandioca superou as expectativas da organização do evento, que previa público de 15 mil pessoas nos três dias de festa. “Foram 24 mil pessoas, segundo levantamento da PM. A praça José Lobo ficou lotada! As pessoas curtiram muito a festa e os comerciantes ficaram muito felizes com o volume de vendas”, ressalta a prefeita Nárcia Kelly.
Os números do festival ainda estão sendo apurados, mas até o fechamento da reportagem, segundo levantamento parcial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município, os estandes de vendas movimentaram mais de R$300 mil durante o evento. “Além
Por: Déborah Borges (ASCOM) / Warley Mastronelle (Gazeta)
Foto: Déborah Borges / Lucas Dutra.
-
Geral6 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5897
-
Saúde6 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Geral6 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
-
Geral6 dias atrás
Black Friday: como aproveitar a data sem cair nas armadilhas do consumo
-
Edição Digital2 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5899
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar