Política

Humberto Aidar quer carência para empresários quitarem dívida com a GoiásFomento. Matéria será votada em 1ª fase

Publicado

em


O Plenário da Assembleia Legislativa poderá votar, em primeira fase, na sessão ordinária marcada para o dia 3 de agosto, o projeto de lei de nº 2129/20, de autoria do deputado Humberto Aidar (MDB). A proposição autoriza a GoiásFomento a estabelecer prazo de carência, de no mínimo 60 dias, para os micro e pequenos empresários que já tenham contratado qualquer linha de crédito junto à instituição.

GoiásFomento é uma agência de fomento estadual criada para promover o crescimento de empresas sediadas no estado, com o objetivo de fortalecer a economia local por meio de linhas de crédito com juros baixos para os mais diversos setores da indústria.

A redação da matéria esclarece que “a referida carência contemplará os clientes que estejam adimplentes com seus contratos e financiamentos e deverá vigorar durante todo o período de pandemia do novo coronavírus (covid-19)”.

Humberto Aidar frisa que é, também, dever do Poder Legislativo, contribuir para a adoção de medidas emergenciais, concretas e efetivas que busquem atenuar os impactos da pandemia na vida dos cidadãos goianos. Nesse sentido, ele defende que sejam tomadas providências que levem em conta a urgência e a necessidade de se ajudar micro e pequenas empresas, que empregam grande parte da população, a passar por esse momento ímpar da história mundial.

READ  Humberto Teófilo diz que reposição de servidores para Segurança Pública prevista na LDO é insuficiente

Emenda

O projeto, que iniciou sua tramitação na Alego em maio de 2020, foi relatado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação pelo ex-deputado Diego Sorgatto (DEM). Em seguida, foi encaminhado à Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento para a relatoria do deputado Álvaro Guimarães (DEM), que também deu parecer pela sua aprovação.

Submetida à apreciação do Plenário, a propositura recebeu emenda do deputado Amauri Ribeiro (Patriota). O parlamentar pede que seja extinguido o prazo de carência, de no mínimo 60 dias, para os micro e pequenos empresários que já tenham contratado qualquer linha de crédito junto à instituição.

Amauri Ribeiro propõe a suspensão dessas dívidas apenas aos contratos que estejam adimplentes com as parcelas dos respectivos financiamentos com vencimento até o mês de fevereiro de 2020; as parcelas de competência a partir de março de 2020, enquanto perdurar o estado de calamidade em Goiás.

A emenda também estabelece que cada parcela objeto de suspensão terá seu vencimento prorrogado, automaticamente, para mês subsequente à última parcela do contrato. E, ainda: que não sofrerá incidência de juros, correção monetária ou quaisquer penalidades legais ou contratuais em razão do novo vencimento.

READ  Humberto Aidar declara aberta reunião da CCJ realizada de forma híbrida

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA