Geral

Hospital e Maternidade Dona Regina promove evento em alusão ao Outubro Rosa

Publicado

em

O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR) realizou na quinta-feira, 6, um evento voltado para a Campanha Outubro Rosa, com o objetivo de conscientizar as colaboradoras da unidade sobre a importância da prevenção do câncer de mama.

A programação em dois turnos visa alcançar o maior número de servidores da unidade. A médica ginecologista da unidade, Veruska Pinheiro do Amaral, repassou informações sobre a importância do autoexame, os aspectos da evolução da doença, métodos de prevenção e avanços no tratamento.

Além da médica, o evento contou a participação especial da Liga Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer. A voluntária da Liga, Luzia América Gama de Lima, trouxe para a roda de conversa informações sobre a instituição sem fins lucrativos que tem como finalidade a assistência às pessoas carentes portadoras de câncer, realizando várias ações sociais, bem como a oferta de exames gratuitos para a população.

Momentos emocionantes fizeram parte do encontro, como quando a jornalista e voluntária da Liga Feminina, Josiane de Souza Mendes Passos, de 39 anos, diagnosticada com um câncer de mama em dezembro de 2020, compartilhou com as colaboradoras do HMDR o seu testemunho relacionado ao câncer de mama.

READ  Brasília Ambiental promove Ouvidoria Itinerante

“Eu queria deixar como mensagem a importância da prevenção que vai muito além do autoexame e exames preventivos. A prevenção passa pelo autocuidado, ou seja, você precisa ter uma alimentação saudável, uma rotina de atividade física e principalmente o cuidado com o seu emocional, pois eu não tinha nenhum fator genético para a doença e mesmo assim fui acometida”, afirmou a jornalista.

A analista do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e integrante da Comissão de Eventos do HMDR, Leydiane Lima, explicou que a programação faz parte das ações que serão desenvolvidas pela unidade durante este mês de outubro. A unidade fará ainda rodas de conversas e atendimento de coleta de exames papanicolau para as servidoras.

“Na Maternidade Dona Regina, a maioria dos servidores são mulheres. É preciso ter esse autocuidado. O nosso objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, a fim de contribuir para a redução da mortalidade”, destacou Leydiane Lima.

A jornalista Josiane Mendes foi diagnosticada com um câncer de mama em dezembro de 2020 – André Araújo/Governo do Tocantins

READ  Goiânia sedia evento paradesportivo

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA