Política

Homenagens a Iris Rezende

Publicado

em


A morte de Iris Rezende Machado (MDB) impacta deputados estaduais, que lamentam o falecimento do talvez mais importante político da história goiana. A nota comum é que tanto adversários quanto aliados políticos lembram a trajetória de Iris e prestam homenagem ao emedebista, colocando-o na condição de unanimidade como exemplo de político realizador. Iris foi vereador, prefeito, deputado estadual (inclusive presidente da Assembleia Legislativa), governador, senador e ministro.

O presidente do Parlamento de Goiás, deputado Lissauer Vieira (PSB), lamentou falecimento do ex-prefeito de Goiânia: “É incontestável o grande legado que Iris Rezende deixa para o nosso estado. Um homem que carregou consigo o verdadeiro espírito público e que trabalhou arduamente pelos goianos em todas as esferas”.

Lissauer disse que, sem dúvidas, a história de Goiás se confunde com a história desse grande líder político, que revolucionou a forma de fazer política, que teve sempre o seu olhar voltado para o povo e que será lembrado eternamente como um gestor destemido, arrojado e, acima de tudo, humilde. “Uma grande inspiração para todos nós!”

Legado

Ex-presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Helio de Sousa (PSDB) diz que Iris foi um político épico, administrador competente, que deixa um legado muito forte para Goiânia e para Goiás. “E para os amigos, entre os quais eu me incluo, eu guardo o sentimento  daquele homem carinhoso, que sabia tratar as pessoas com muito respeito e com muita consideração.”

O deputado Thiago Albernaz (Solidariedade) lembra ocasião em que teve contato direto com Iris: Como despedida da vida pública, em seu último mandato como prefeito de Goiânia, Iris Rezende fez questão de inaugurar o CMEI Nion Albernaz, no Jardim América. Na época, dezembro de 2020, participei da solenidade em homenagem ao meu avô, ao lado desse grande nome da nossa política, que foi Iris Rezende. 

Thiago lembra que Iris e Nion, embora adversários políticos, sempre foram grandes admiradores do trabalho um do outro, de respeito mútuo, que conversam sempre sobre o futuro de Goiânia. “O amor pela nossa Capital estava acima de qualquer diferença entre eles. Cresci ouvindo o professor Nion contar as histórias de nossa cidade e estado, sempre estavam nelas os inúmeros feitos de Iris Rezende, sua importância e ensinamentos deixados por ele, ao longo de sua trajetória, como político e gestor. De como juntos, Nion e Iris, planejaram Goiânia e buscaram oferecer qualidade de vida para os goianienses, a longo prazo.” 

READ  Jeferson Rodrigues presta homenagem a Iris Rezende

Segundo o deputado, a imagem que compartilha, no lançamento do CMEI, foi um dos últimos encontros com Iris Rezende e será a imagem que levará dele, um político arrojado, compromissado e à frente de seu tempo. “Infelizmente, hoje lamentamos sua perda, mas temos a certeza de que seu legado continuará com cada um de nós e em cada esquina de nossa querida Goiânia.” 

Mutirões

O emedebista Humberto Aidar, companheiro de partido de Iris, lembra que sempre teve com o decando uma relação amistosa durante os anos em que atuaram no terreno político em Goiás. “Minhas condolências à família e amigos de Iris Rezende Machado”, disse o deputado em suas redes sociais hoje.

Aidar ressaltou, ainda, a trajetória de Iris na política e o destacou como “o homem dos mutirões”, ação que era marca tradicional nas administrações do emedebista. “Aos 87 anos, o homem dos mutirões deixa um grande legado para as futuras gerações de homens públicos de Goiás. Que Deus, em sua infinita misericórdia, o receba de braços abertos”, afirmou Humberto Aidar.

O deputado Coronel Adailton (Progressistas) também externa seu lamento. “Não está sendo fácil! Recebi com muita tristeza a notícia da morte do ex-governador de Goiás e ex-prefeito de Goiânia. Fica aqui o nosso reconhecimento ao homem que trabalhou por mais de 60 anos na vida pública e ajudou a transformar a vida de todos os goianos”. 

O parlamentar relembrou a trajetória de vida do ex-prefeito, ressaltando seu legado: “Iris deixa o seu legado não só pelos cargos que ocupou, mas por sua humildade, carisma e uma capacidade única de governar e atender os anseios da população.”

Referência

O deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) assinalou a trajetória de Iris na vida pública e enquanto ser humano. Lembrou que o emedebista foi um grande líder, referência na política, sempre dedicado e comprometido a ajudar ao próximo todos os dias. “Com muita seriedade e humildade, sempre esteve ao lado das pessoas em todas as lutas pelo bem de Goiás.” 

READ  Amauri Ribeiro afirma que texto do projeto não faz referência à venda da Saneago

A deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) disse que um capítulo importante da história de Goiás e do Brasil foi encerrado hoje. “Fica o legado de um político que se importou com o povo, cujas políticas priorizaram o pobre. Esteve ao lado dos mais humildes, se importou em trazer o desenvolvimento para o estado. Fica o exemplo, a dedicação, a história. Sempre o admirei e sempre iremos lembrar do Iris.”

Tristeza

“Goiás está um pouco mais triste, porque perde um dos seus grandes líderes políticos. Um grande gestor e um homem público ímpar.” Assim reagiu a deputada Lêda Borges (PSDB) sobre o falecimento do ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB).

“Trata-se de um homem que gostava das multidões, que amava o povo; e que usou todos os cargos que ocupou para realizar o bem, principalmente dos vulneráveis. Realizou sonhos do povo goiano, notadamente dos humildes, de uma casa, de um alimento… E fazia multidões sorrirem. Estamos um pouco mais pobres de referencial político. Que Deus conforte os corações de todos os familiares”, disse a tucana.

O deputado Wagner Neto (Pros) também destaca o legado deixado por Iris Rezende. Segundo o parlamentar, em qualquer aspecto que se olhe existe uma ação e uma inspiração deixada pelo político. “Foi um dos maiores líderes políticos do estado de Goiás. Deixou grandes feitos em áreas como infraestrutura, habitação, educação, entre vários outros setores e, por isso, hoje é um dia de luto para todos nós, que sabemos que lideranças como Iris Rezende não se encontram todos os dias”, afirmou. 

Com 30 anos de idade, Wagner Neto se posiciona como um político jovem e diz que se inspira em Iris Rezende para conseguir trazer mudanças e melhorias para Goiás. “Iris iniciou sua carreira política muito jovem e trabalhou pela população enquanto teve condições de saúde para isso, sempre muito respeitado e respeitoso. Iniciou no movimento estudantil, passou pela presidência da Assembleia, governador do estado, além de funções da vida pública nacional. Então é uma trajetória muito invejável e inspiradora para todos nós parlamentares e jovens políticos desse País.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA