Política

História: há 60 anos deputados estaduais aprovavam a criação da Eseffego em Goiás

Publicado

em

Há exatos 60 anos, mais precisamente em outubro de 1962, era criada no Estado de Goiás a Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (Eseffego). Ela foi criada pela Lei nº 4.193, de 22 de outubro de 1962, aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais, seis meses antes de sua abertura ao público. No início apenas Esefego. posteriormente a sigla mudaria para Eseffego, ganhando um “F” a partir de 1994 e depois, a partir de 1999, integrando a Universidade Estadual de Goiás (UEG).

Depois do vestibular em 1962, em março de 1963, era aberta em Goiás a primeira turma de educação física da instituição. Ela foi criada por iniciativa conjunta dos deputados estaduais goianos com o então governador Mauro Borges Teixeira (deposto pela Ditadura Militar em novembro de 1964).

De início ofertou apenas o curso de Educação Física, que teve como objetivo formar professores licenciados na profissão para atender a demanda da área à época. No ano seguinte, pela Lei Estadual nº 4.640, de 8 de outubro de 1963, a instituição se tornou Escola Superior de Educação Física de Goiás, uma entidade autárquica, jurisdicionada à Secretaria da Educação e Cultura. O reconhecimento pelo Ministério da Educação (MEC) ocorreu por força do Decreto Federal nº 64.139, de 17 de fevereiro de 1969, já na Ditadura Militar.

READ  Câmara dos Deputados define comando de mais dez comissões temáticas

Em 1994, foi criado o curso de bacharelado em Fisioterapia, pioneiro na região Centro-Oeste, também por iniciativa da Assembleia Legislativa, acatada pelo MEC. Foi aí que o nome da instituição foi alterado então para Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia de Goiás e sua sigla ganhou mais uma letra “F”. No ano de 1999, já fazendo parte da UEG, como já mencionado, a Eseffego se tornou Unidade Universitária de Goiânia.

Situada na tradicional Vila Nova, bairro antigo de Goiânia, além ser uma escola de ensino superior de três cursos de graduação, a Eseffego também oferece espaço para a prática de atividades ginásticas, esportivas e artísticas a quem a procure, viabilizando esse acesso a todas as camadas sociais. 

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA