Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Henrique Arantes diz que exigência da taxa de lixo é determinada pelo Congresso Nacional

Publicado

em


Primeiro deputado a discursar na Ordem do Dia da sessão ordinária híbrida desta quarta-feira, 4, Henrique Arantes (MDB) usou a tribuna para falar da taxa de coleta de lixo em Goiânia. De acordo com o parlamentar, tal implementação se dá por determinação do Congresso Nacional.

“A culpa disso é do nosso Pacto Federativo. O Brasil espelhou a sua república em dois países: França e Estados Unidos da América. Só que lá as repúblicas dão mais autonomia para os seus municípios. No Brasil, o município recebe de cima para baixo a determinação e ai dele se não cumprir”, afirmou o parlamentar. “Hoje mesmo, as prefeituras todas são obrigadas a tratar do lixo e não pode ser coletado aquilo gratuitamente”, completou.

O emedebista ressaltou que os gestores dos municípios buscam, entretanto, apenas trabalhar de acordo com as exigências da lei. “Quando a gente critica uma taxa como essa, a gente não pode criticar, no meu entendimento, aquele que chegou e tá pegando para conduzir, os prefeitos”, disse. “A culpa disso é do nosso Congresso Nacional, que aprova tais medidas e joga para a responsabilidade do município, sem nem saber se o município tem a capacidade financeira de arcar com isso”, frisou o deputado.

Henrique Arantes ponderou, ainda, que o prefeito de um município que não tiver aterro sanitário e não cobrar a sua coleta de lixo, pode responder por improbidade administrativa. “As prefeituras têm a obrigação de mandar o projeto para a Câmara até o mês de agosto deste ano. Caso contrário, terão processos movidos contra elas”, elucidou.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA