Cidades

Hecad inaugura nova fase no cuidado à saúde em Goiás

Publicado

em


O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), localizado em Goiânia, foi criado para suprir uma demanda que há anos se arrastava, sem solução, em Goiás, a estruturação de um serviço de pediatria que atenda crianças e adolescentes de forma integral, universal e equânime, sendo referência na área. “Fomos transferidas para cá e estou encantada com o atendimento. Aqui é um ótimo hospital, melhor do que particular”, relatou Luzineide da Silva Sousa, de 36 anos, que está com a filha de menos de três meses de idade internada na unidade de saúde.

Ao inaugurar o Hecad, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), entrega um hospital que vai oferecer o zelo e a dedicação que as novas gerações merecem. Com a missão de impactar vidas, positivamente, a unidade absorve a demanda de pediatria, antes concentrada no Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI) que, agora, é destinado, exclusivamente, a atendimentos de neonatologia e obstetrícia, por meio do Hospital Estadual da Mulher (Hemu).

Acompanhante da filha Bárbara, Luzineide foi uma das primeiras mães a chegar ao Hospital Estadual da Criança e do Adolescente. Ela deu à luz, de parto natural, no Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, onde tudo correu bem. Entretanto, dias depois da alta, a recém-nascida apresentou sinais de doença respiratória, e foi encaminhada para o antigo HMI. Lá, ela foi operada e passou um período na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde se recuperou.

READ  Amma resgata 55 animais silvestres em residências e comércios, no mês de setembro

HECAD 1

Com a transferência gradativa dos serviços do HMI para o Hecad, mãe e filha foram recebidas na nova unidade, em janeiro deste ano. Luzineide elogiou a equipe que está cuidando da criança e garantiu que o hospital é um presente às mães de Goiás. “Estou satisfeita com o atendimento dos médicos e com a estrutura daqui”. Atualmente, a criança não necessita mais de suporte de oxigênio e recebe uma dieta especial para ganho de peso, para que, em breve, possa receber alta.

Na sexta-feira (4/2), Joaquim, paciente internado no Hecad, foi surpreendido pela família. No dia em que completou 7 anos, a equipe de humanização do hospital permitiu que os pais comemorassem, no local, o aniversário da criança. E a festa foi completa, com bolo, balões, parabéns e abraços apertados. O pequeno seguiu hospitalizado durante o fim de semana e recebeu alta na segunda-feira (7/2).

HECAD 3

Do paciente ao trabalhador

Durante a inauguração do local, o governador Ronaldo Caiado destacou que a qualidade dos aparelhos e equipamentos aliada à capacidade e eficiência da equipe multiprofissional fará do Hecad referência. “Este hospital vai ser uma escola. Aqui, vão vir alunos do Brasil todo, para aprender com vocês”, projetou.

READ  Governo de Goiás lança Temporada do Araguaia 2022

Com o novo hospital, não são somente os pacientes que estão se sentindo acolhidos, o ambiente estruturado e equipado motiva os trabalhadores a exercerem suas funções com excelência. A supervisora de Enfermagem Camila Ribeiro de Amorim faz questão de reforçar a importância da instalação da unidade. “Esse hospital tem cara de criança, e isso traz conforto durante o tratamento. As mães acompanham todo o processo, seja na enfermaria, UTI e até no centro cirúrgico, tornando o atendimento humanizado”, observou.

HECAD 2

Já a gastropediatra do Hecad e presidente da Sociedade Goiana de Pediatria (SGP), Marise Tofoli, pontuou a relevância da unidade especializada no cuidado da saúde da população goiana. “Sou servidora pública da SES-GO há 10 anos e agora vejo a evolução da saúde voltada às crianças e adolescentes, com esse serviço de qualidade”. A médica classificou a inauguração do Hecad como um marco para Goiás. “Agradeço ao governador e a toda gestão da secretaria por alavancar a pediatria no Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado”, parabenizou.

Fonte: Secretaria Estadual de Saúde (SES)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA