Cidades

Guarda Civil Metropolitana inicia curso de formação de agentes de trânsito para ajudar fiscalização nas ruas de Goiânia

Publicado

em

A Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) iniciou, nesta quinta-feira (17/11), o 1º Curso de Formação de Agentes de Trânsito, destinado a capacitar a corporação para o trabalho de fiscalização nas ruas da capital. A formação está prevista no convênio celebrado entre a Prefeitura de Goiânia e o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-Go), firmado em março deste ano.

Inicialmente, 100 guardas civis serão capacitados. De acordo com o comandante da GCM, Wellington Paranhos, até o próximo ano, 250 agentes deverão receber certificado de formação do curso. “Nós estaremos nas ruas não para multar, mas sim para dar segurança ao motorista e ao pedestre, e tirando aquele que faz do veículo um instrumento de crime”, afirma.

O curso terá duração de 200 horas, e é realizado no Sest/Senat, localizado no bairro São Francisco. A diretora da instituição, Joabete Xavier, explica que a capacitação foi formatada de acordo com as necessidades da Guarda Civil.

Wellington Paranhos esclarece, ainda, que a atuação dos guardas civis metropolitanos, na fiscalização do trânsito da capital, está estabelecida em convênio assinado entre a Prefeitura de Goiânia e o Detran. “Essas atribuições também já são previstas na Lei 13.022/14, que dispõe sobre o Estatuto das Guardas Municipais, além da Lei Complementar n° 180/2008, que cria a Agência da GCM Goiânia”, ressalta.

READ  3º Fórum Goiás Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação será nesta quinta

Segundo ele, também consta no Decreto nº 360, de 20 de janeiro de 2021, que aprova o Regimento Interno da Agência da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia, a competência de orientar, fiscalizar, autuar e controlar o tráfego e o trânsito de veículos e transportes, sob orientação dos órgãos responsáveis pelo trânsito e transporte, no âmbito do município.

Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA