Geral

Governo do Tocantins realiza passagem de comando do 1º Batalhão Corpo de Bombeiros Militar

Publicado

em

A maior Unidade Operacional de bombeiros Militares está sob novo comando. Em cerimônia realizada na manhã desta quinta-feira, 26, o 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar recebeu o major Alex Matos Fernandes ao comando do 1º BBM, substituindo o major Antônio Luiz Soares da Silva, que deixa o cargo após um ano e três meses.

A solenidade de passagem de comando ocorreu na sede do Batalhão, onde também foram realizadas entrega de Medalhas de 20 e 30 Anos, Medalha Mérito Bombeiro Militar e Simulação de Combate a Incêndio Veicular.   A cerimônia foi conduzida pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, e contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Corpo de Bombeiros Militar e subcomandante, coronel Peterson Queiroz de Ornelas, dos ex-comandantes do CBMTO, coronel Reginaldo Leandro da Silva e coronel Erli Lemes, e de convidados, familiares e demais membros da corporação. 

O Comando contemplou 24 bombeiros militares com as medalhas, sendo nove com as Comendas de 20 anos, um militar agraciado com a medalha de 30 anos e 14 agraciados com a Medalha Mérito Bombeiro Militar. Desde meados de janeiro, uma série de cerimônias vem sendo realizadas nas unidades do CBMTO em todo o Estado para troca de comando das unidades e entrega de medalhas. Ao todo, cinco unidades do Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins passarão por trocas de comandos. 

Em seu discurso durante a passagem de comando, o coronel Farias relembrou que também comandou o 1º BBM em um momento de sua carreira e afirmou que as alternâncias nas funções dentro da corporação fazem parte de um processo positivo na carreira dos oficiais. “Faz parte da experiência e do desenvolvimento do oficial passar pelo comando do maior Batalhão do Corpo de Bombeiros, que também tive a honra de comandar. Esse é um comando que está no caminho dos comandantes, uma possibilidade de sequência. Um processo nosso, a gente passa por esse caminho, faz parte a mudança, faz parte desenvolver outras funções, isso não fortalece só a instituição, mas também o militar”, ressaltou. 

READ  Prefeitura de Goiânia realiza projeto “Encontro das Crianças Negras”

O major Soares destacou a experiência enquanto comandante do 1º BBM. “Foi uma honra comandar o 1º Batalhão de Bombeiros Militar, a maior Unidade operacional Bombeiro Militar do Estado, responsável por atender as ocorrências não apenas da capital, mas de todos os municípios que compõem as regionais de Palmas, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional. Comandar essa unidade nos trouxe grandes experiências de gestão e de operacionalidade. Trazemos essas experiências para o nosso currículo com orgulho e gratidão. Sabemos que a carreira de oficial requer dedicação, criatividade e disponibilidade para permanecer e para mudar. Foi nesse sentido que aceitamos uma nova missão, assumir a função de analista da Diretoria de Serviços Técnicos, esperamos também, dar boas contribuições para esse setor”, concluiu. 

Desafio 

Aos 44 anos, o novo comandante do 1º BBM, o major Alex Matos Fernandes, tem uma carreira extensa no CBMTO. É bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins, e graduado em Geografia pela Universidade do Tocantins (UNITINS). Entre os cargos ocupados dentro do CBMTO desempenhou a função de Comandante da 5ª CIA, de 2011 a 2013; comandou a Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Bombeiros Militar, atual Academia de Formação de Bombeiros – 2013 a 2014; gerenciou o Sistema Integrado de Operações do CBMTO (SIOP) – 2015 a 2016; e foi Diretor Executivo da Superintendência da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – 2018 a 2023. 

READ  Feira do Morango de Brasília abre oficialmente nesta sexta (3)

“Quando o comandante me colocou à disposição no comando do 1º Batalhão eu encarei como um desafio. É um quartel central, onde tem muitas ocorrências distintas, e estamos em Palmas, um Centro Administrativo. É um desafio que faz parte da carreira do oficial e do nosso crescimento como oficial bombeiro militar e como pessoa também. Tudo aquilo que o Estado já investiu na gente como bombeiro militar, a gente devolve para a sociedade, não somente para a população de Palmas, mas para toda a comunidade atendida pelo quartel”, destacou o novo comandante do 1º BBM.

Major Alex Matos Fernandes à frente, seguido pelo  major Antônio Luiz Soares da Silva – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Major Antônio Luiz Soares da Silva faz discurso de agradecimento pelo período que que esteve à frente do 1º BBM – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, cumprimenta novo comandante do 1º BBM, major Matos – Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA