Geral

Governo do Tocantins expõe vitrines agrícolas sustentáveis para a agricultura familiar na Exponacional

Publicado

em

Com atividades e vitrine agrícolas voltadas para o produtor rural interessado em diversificar sua produção, com foco na geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família, o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) levou para a Exposição Agropecuária de Porto Nacional (Exponacional) 2022. A exposição ocorreu no Parque de Exposição da cidade durante os dias 3 e 9 de outubro.

No estande do órgão o visitante teve acesso a informação e demonstrações práticas sobre o cultivo de hortaliças hidropônicas, feito diretamente na água, com ausência de solo; a instalação do sistema e a criação de peixes nas modalidades tanque escavado e tanque elevado, e criação de abelhas nativas (sem ferrão) para a produção de meliponicultura; além de informações sobre assistência técnica, e acesso ao crédito rural.

O produtor João Neres Bezerra, fazenda Taveira, município de Brejinho de Nazaré, que já recebeu assistência do Ruraltins para acesso ao crédito rural pelo Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf) e aquisição de gado, visitou o estande para acessar novo crédito. Recebido pelo supervisor regional, Willians Pereira, ele falou o quanto o recurso foi importante para melhorar a sua produtividade e garantir renda para o sustento da família e a formação dos filhos. “Na época compramos 41 vacas e um boi, que no ano seguinte reproduziram 38 bezerros, mais da metade macho. Chegou a época de pagar o Pronaf, vendi os garrotes, paguei o financiamento, sobrou dinheiro que eu investi em mais gado, produção que me ajudou a formar meus filhos. Esse Pronaf foi um dos melhores negócios que eu fiz, e o Ruraltins foi quem me deu o apoio que precisei, e agora estou aqui de novo para buscar novo crédito para aumentar o gado e investir na melhoria de pastagem”, explicou.

READ  Próximo do PSL, Geraldo Alckmin lidera corrida para o governo do estado de SP

Moradora de Palmas, no perímetro Urbano Santa Helena, a vendedora ambulante, Mariene da Silva Mota Miranda, 58 anos, tirou um tempinho dos seus afazeres para buscar informações sobre o apoio do órgão em uma área urbana de 1 hectare. “Eu já plantei cana, mandioca, mas não fui bem-sucedida, pois a terra não estava preparada do jeito certo, e como estou aqui durante o dia resolvi andar e encontrei vocês [extensionistas do Ruraltins]. E estou muito feliz por ter conseguido orientações, pelo menos uma porta já abriu para eu começar a buscar melhores condições de trabalho na terra, porque eu gosto de trabalhar na terra, fui criada trabalhando na terra, trabalho como ambulante, mas não é muito bom para mim, pois nessa idade é muito difícil.

Atendida pela extensionista Iza Maria Rodrigues Neri, dona Mariene foi orientada e direcionada ao atendimento do Escritório Central de Palmas. “A pessoa idosa traz a cultura da roça, e qualquer pedacinho de terra que ela tem, ela quer produzir, gerar renda, melhorar sua qualidade de vida, melhorar a sua alimentação, e além da questão da sustentabilidade em uma pequena área, ela tem ainda a vivência com as plantas, com os pequenos animais”, explicou.

Segundo o presidente da pasta, Washington Ayres, a participação do órgão foi bastante positiva, atendendo mais de 300 visitantes, cumprindo o seu papel de orientar e levar tecnologias acessíveis ao agricultor familiar. “Na nossa estrutura, além dos técnicos do Ruraltins de Porto preparados para receber e orientar o visitante, montamos vitrines voltadas para fomentar as cadeias da piscicultura, olericultura e meliponicultura, que são atividades economicamente viáveis e sustentáveis para a agricultura familiar”, destacou.

READ  Edição 3976

Bovinocultura

Ainda no final de semana, o Ruraltins e a Prefeitura Municipal de Brejinho de Nazaré promoveram, na sexta-feira, 7, na Chácara Ouro Verde, um Dia de Campo sobre Bovinocultura de Leite.

Voltado para produtores rurais do município e região, as palestras abordaram o Sistema intensivo de pastejo em bovinocultura leiteira; e manejo, nutrição, reprodução e gestão da atividade leiteira.

Já a ação faz parte das metas do Convênio Oportunidade nº 839847/2016, firmado entre Governo do Tocantins e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Executado pelo Ruraltins em todas as regiões do Estado, o convênio tem como finalidade fortalecer os serviços de assistência técnica e extensão rural, no sentido de garantir ao agricultor familiar melhorias na gestão da sua propriedade, favorecendo maior geração de renda e melhoria na qualidade de vida da sua família.

Participação do órgão foi positiva, atendendo mais de 300 visitantes, cumprindo o seu papel de orientar e levar tecnologias acessíveis ao agricultor familiar – Delfino Miranda/Governo do Tocantins

Produtor João Neres já recebeu assistência do Ruraltins para acesso ao crédito rural pelo Pronaf na aquisição de gado, visitou o estande para acessar novo crédito – Delfino Miranda/Governo do Tocantins

Atendida pela extensionista Iza Maria Rodrigues Neri, dona Mariene Mota buscou orientação sobre cultivo em área urbana – Delfino Miranda/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA