Geral
Governo do Tocantins e parceiros buscam qualificação profissional para três mil trabalhadores da indústria no projeto Tocantins Mais Produtivo
O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, participou do lançamento do projeto Tocantins Mais Produtivo, idealizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), na última quarta-feira, 10. O projeto foi aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE/TO). A proposta do projeto é capacitar três mil trabalhadores da indústria tocantinense. Esta iniciativa contemplará indústrias de todo o Estado e o lançamento também ocorrerá em Araguaína e Gurupi, nos dias 17 e 22 de novembro, respectivamente.
O projeto Tocantins Mais Produtivo é a primeira entrega do eixo de qualificação de mão-de-obra do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics) com aporte do Fundo de Desenvolvimento Econômico do Estado do Tocantins (FDE) no valor de R$ 2,4 milhões. Ele abrange cerca de 50% das indústrias instaladas no Estado e irá atuar nos processos produtivos através de mentoria, consultoria e gamificação, com etapas teóricas e práticas de produção sem desperdício, com foco na elevação de, no mínimo, 20% da produtividade de cada indústria atendida.
O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), Roberto Pires, explicou aos presentes que o objetivo do projeto é sistematizar e adequar a produtividade industrial no Estado.
“Nosso objetivo é melhorar a produtividade em 20%, esse é o primeiro passo para implantar a indústria 4.0 no Tocantins, sabemos que essa já é uma realidade no mundo e aqui no Brasil já temos alguns estados que estão com a indústria 4.0 implantada que é nada mais, nada menos que a robotização do sistema produtivo da indústria, é o futuro e não podemos ficar de fora dessa agenda”, destacou o presidente.
Na ocasião, a diretora do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Márcia de Paula, apresentou o projeto Tocantins Mais Produtivo destacando os importantes benefícios que serão deixados na transformação do setor produtivo, possibilitando que as indústrias evoluam em seus processos produtivos.
“Nosso foco é transformar vidas para uma indústria mais competitiva, empresa é feita de pessoas para pessoas. O Senai é a maior instituição de qualificação profissional na América latina e um dos cinco maiores complexos educacionais do mundo, atuando diretamente para que a nossa indústria possa efetivamente ocupar um local de destaque”, explicou a diretora.
O secretário, Carlos Humberto Lima, que na ocasião representou o governador Wanderlei Barbosa, reafirmou o compromisso do Governo do Estado do Tocantins de trabalhar firmemente na construção de um ecossistema empresarial mais atrativo, com assertividade no processo de atração de investimentos para geração de emprego e renda para a população.
“O Conselho de Desenvolvimento Econômico do Tocantins (CDE) trabalhou fortemente nesse primeiro ano de gestão do governo Wanderlei Barbosa para que a gente construísse o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), uma Política de Estado que absorveu esse projeto que estamos lançando aqui hoje, o Tocantins Mais Produtivo faz parte do eixo de qualificação de mão-de-obra, o programa tem oito eixos estruturantes e dentre eles o da qualificação da mão-de-obra porque nós precisamos preparar o trabalhador tocantinense para ocupar os postos de trabalho disponíveis e os que ainda surgirão”, afirmou o secretário.
Fonte: Governo TO
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5901
-
Geral6 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5900
-
Turismo6 dias atrás
Torneios de pesca esportiva movimentam economia goiana
-
Trabalho4 dias atrás
Feirão de Empregos oferece mais de 10 mil vagas em oito cidades
-
Destaque4 dias atrás
Turismo: Goiás lidera e alcança 1º lugar no Centro-Oeste
-
Nacional5 dias atrás
PEC 6 por 1: 67% das manifestações nas redes sociais foram a favor
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar