Tocantins

Governo do Tocantins e Aprosoja discutem ampliação da produção de sementes de soja para uso nas regiões das várzeas tropicais

Publicado

em


Governo do Tocantins e Aprosoja discutem ampliação da produção de sementes de soja para uso nas regiões das várzeas tropicais

23/02/2021 – Elmiro de Deus/Governo do Tocantins

O secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro), Jaime Café, acompanhado do presidente da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Paulo Lima e técnicos reuniram-se com o presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja), Dari Fronza, para discutir sobre a nova Instrução Normativa (IN), a ser publicada, para ampliação da produção de sementes de sojas para uso próprio nas várzeas tropicais. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, 23, na sede da Seagro.

Na reunião, o secretário Jaime Café afirmou que é de interesse do Governo do Tocantins atender as demandas dos produtores. Para tanto, a Seagro e a Adapec buscam auxiliar no repasse de informação da nova IN, que visa “ampliar essa produção própria para os produtores interessados no cultivo de sementes de soja, nas várzeas tropicais, cujo grão de semente é altamente produtivo”.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, prontificou em auxiliar os produtores interessados no cultivo de sementes da oleaginosa. “Estamos prontos no que for preciso para colaborar com o desenvolvimento, ajudar a garantir a sanidade das lavouras e tornar mais eficiente o trabalho de monitoramento de pragas no campo realizado pela Adapec”, explicou.    

A nova IN, que está sendo elaborada pela Adapec com a participação da Seagro, deverá ser publicada na primeira quinzena de março.

Para o presidente da Aprosoja, Darí Fronza, essa é uma expectativa que vai dar o direito do produtor produzir sua própria semente. “Isso causa uma certa liberdade neste segmento para o produtor, mas seguindo todas as normas a serem publicadas”, reforçou.

Sementes

A produção de sementes de sojas cultivadas nas várzeas tropicais no Tocantins possui suas peculiaridades por apresentar alta qualidade produtiva do grão. Às várzeas no Estado estão localizadas nos municípios de Formoso do Araguaia, Pium, Dueré, Cristalândia e Lagoa da Confusão.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Procon Tocantins, Febraban e Senacon promovem Mutirão da Negociação e Orientação Financeira
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA