Tocantins

Governo do Tocantins disponibiliza gratuitamente inventário climático tocantinense

Publicado

em


Governo do Tocantins disponibiliza gratuitamente inventário climático tocantinense

28/01/2021 – Raquel Oliveira/Governo do Tocantins

O Governo do Tocantins, por meio das secretarias da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e da Fazenda e Planejamento (Sefaz), está disponibilizando gratuitamente aos produtores e público em geral o inventário climático do Estado do Tocantins. O estudo tem por objetivo apresentar os aspectos gerais do clima e informações atualizadas sobre precipitação pluviométrica, excedente e deficiência hídrica, temperaturas máximas, médias e mínimas do ar, evaporação, umidade relativa do ar, evapotranspiração de referência, insolação, nebulosidade, radiação solar global e regionalização climática (índice hídrico, de umidade e de seca).

O documento é uma fonte de dados que visa também subsidiar o planejamento de várias atividades econômicas do setor agropecuário e vai auxiliar o produtor rural a conhecer, em detalhes, os aspectos climáticos de sua propriedade e planejar adequadamente cada etapa do processo produtivo.

“As cartas climáticas são importantes para o produtor rural, pois permite que ele faça um planejamento agropecuário de suas atividades. No inventário, por exemplo, é possível conhecer com detalhes as características do clima como precipitação, umidade e outros parâmetros. Assim, o produtor pode selecionar as melhores culturas que se adaptam às condições climáticas de sua propriedade”, detalhou o engenheiro agrônomo da gerência de Agrometeorologia da Seagro, Alexandre Barreto Almeida dos Santos. O estudo pode ser acessado, na íntegra, clicando em https://central3.to.gov.br/arquivo/539286/.

Edição: Thâmara Cruvinel

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
READ  Caiado vistoria local do 4º Mutirão Governo de Goiás, na região Leste de Goiânia
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA