Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Governo de Goiás inaugura biofábrica em Iporá

Publicado

em

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), inaugurou a quinta biofábrica do Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio) em Iporá, ampliando as iniciativas de biotecnologia no estado.

A unidade, localizada na Fazenda Escola do IF Goiano, tem como missão transformar a saúde do solo e a produtividade agrícola, beneficiando principalmente pequenos e médios produtores da região.

Biofábricas
O presidente da Fapeg, Marcos Arriel, ressaltou o impacto positivo da biofábrica no desenvolvimento regional sustentável, destacando que ela amplia a geração de renda local.

“Com essa unidade, promovemos transferência de tecnologia e elevamos a produtividade de maneira sustentável, o que é fundamental para pequenos produtores”, afirmou Arriel.

Com um aporte de R$20 milhões em recursos da Fapeg, o Cebio pretende inaugurar outras seis unidades ainda em 2024, totalizando 11 biofábricas em Goiás.

O evento contou com a presença de autoridades e pesquisadores, reafirmando o compromisso do governo estadual com o avanço tecnológico e a sustentabilidade.

Transferência de Tecnologia e Impacto no Campo
As biofábricas do Cebio, como a de Iporá, atuam como Unidades de Transferência de Tecnologia (UTTs) que desenvolvem soluções biológicas para controle de pragas e doenças, tornando-as acessíveis a produtores de diferentes portes.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação do IF Goiano, Alan Costa, destacou o benefício direto ao setor agrícola.

“As biofábricas do Cebio aproximam tecnologias do campo, impactando diretamente a produtividade e a sustentabilidade do agro”, destaca Alan.

Para o reitor do IF Goiano, Elias Pádua, a inauguração representa uma conquista tanto para a instituição quanto para a comunidade agrícola da região.

Já Marcelo Medeiros Santana, diretor-geral do campus Iporá, enfatizou que os estudantes terão acesso a tecnologias de ponta, o que expandirá suas oportunidades no mercado de trabalho.

Cebio: Expansão e Inovação em Goiás
O Cebio fortalece o posicionamento do estado de Goiás como líder em bioinsumos. São três Unidades de Referência em Bioinsumos (URBs) já estabelecidas em Rio Verde, Urutaí e Morrinhos. A Fapeg, além de fomentar o Cebio, apoia outros centros de excelência em diversas áreas.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA