Search
Close this search box.

Tecnologia

Governo de Goiás capacita municípios a ofertarem serviços digitais

Publicado

em

Objetivo é oferecer suporte para acelerar o processo de digitalização de serviços públicos de todo o estado

Em parceria com a União, o Governo de Goiás lançou, nesta quarta-feira (18/10), a Rede de Apoio à Transformação Digital dos Municípios Goianos, com o intuito de oferecer meios de facilitar a inclusão e a transformação digital, além de capacitar os gestores para que as cidades ofereçam serviços públicos de forma eletrônica para à população.

O lançamento ocorreu durante a oficina de Construção Colaborativa da Estratégia Nacional de Governo Digital da região Centro-Oeste, realizada na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O evento foi realizado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, em parceria com o Governo de Goiás, por meio das secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), de Administração (Sead) e Geral de Governo (SGG).

O vice-governador Daniel Vilela ressaltou o fato de que Goiás já é o segundo no ranking dos estados mais digitalizados do Brasil, conforme levantamento da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia de Informação e Comunicação (ABEP-TIC). “Somos o segundo estado do país com a maior quantidade de serviços digitais oferecidos à população, mas os goianos são destemidos e queremos alcançar o primeiro lugar ainda neste ano. Nosso objetivo é fazer com que todos os cidadãos goianos tenham os serviços na palma da mão”, afirmou Vilela.

READ  Projeto do Governo vai trazer garantias para as carreiras na Polícia Penal, diz Bruno Peixoto

Para conquistar esse objetivo, o titular da Secti, José Frederico Lyra Netto ressaltou que o trabalho integrado entre as secretarias é fundamental. “Queremos ajudar os municípios a tornar a vida do cidadão mais digital. Isso reduz custos e oferece serviços melhores à população. Este é um trabalho feito de maneira integrada por três secretarias, sob o comando do governador Ronaldo Caiado, a fim de capacitar e promover a inclusão digital das pessoas, usando as Escolas do Futuro e o Hub Goiás, por exemplo; e o apoio aos municípios”, explicou.

Francisco Sérvulo, titular da Sead, relatou que Goiás tem clareza da dimensão dos problemas que o Brasil enfrenta e que a estratégia de transformação digital é uma das vias para a superação desses desafios. “A construção dessa política deve ser colaborativa, partindo do governo federal, com articulação dos estados e municípios com um objetivo em comum: simplificar o acesso do cidadão aos serviços públicos, de forma moderna, segura e eficiente”.

Entre os serviços oferecidos aos municípios estão: oficinas de capacitação para letramento e cidadania digital e segurança cibernética; conexões e mentorias para a definição de desafios de inovação digital aberta; acesso ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), do governo federal; e o oferecimento de soluções tecnológicas para pesquisas no campo de políticas públicas de inovação e transformação digital no estado de Goiás, fruto de parceria do Observatório de Inovação de Políticas Públicas do Estado de Goiás, ligado à Secti, com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

READ  Bolsa Estudo: Governo de Goiás amplia programa até 2026 e estende ao 9º ano

Nacional
A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Governo Digital, que será publicada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos ainda neste ano. A estratégia é fruto de cinco oficinas realizadas em todas as regiões do país. A do Centro-Oeste foi a última e Goiás foi escolhido para receber o evento, que contou com a presença de representantes de estados e municípios de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A oficina recebeu mais de 300 inscrições.

Representando a ministra Esther Dweck, a secretária ajunta de Governo Digital do MGI, Luanna Roncaratti, ressaltou a importância da adesão dos municípios ao Gov.BR, plataforma do governo federal que vai reunir, de maneira integrada ao Expresso do Governo de Goiás, serviços digitais das três esferas de governo. “O papel do ministério é muito de fortalecer as capacidades estatais para que a gente consiga melhorar a oferta de serviços públicos de qualidade para a população. Para isso, oferecemos ferramentas como o Gov.BR.”, finalizou.

Fotos: Jota Eurípedes / Vice-Governadoria | Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Propaganda

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA