Agropecuária

Goiás bate recorde no abate de suínos e frangos em 2022

Publicado

em

De acordo com a Pesquisa Trimestral de Abates de Animais divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os abates de suínos cresceram 2,5% e os frangos 0,9%, no ano passado em Goiás.

Além disso, em 2022, houve um aumento no volume de cabeças abatidas de vacas (16,5%) e novilhas (14%). Em contra partida, o total de bovinos abatidos diminuiu 0,8%, principalmente devido à queda nos abates de bois, que foi de 5,9%.

No ano passado, Goiás registrou mais de dois milhões de cabeças de suínos abatidas, um recorde na série histórica iniciada em 1997, tanto em nível estadual quanto nacional. Em todo o país, o volume atingiu 56,2 milhões de cabeças, o que representou um aumento de 5,9% em relação a 2021.

No mesmo ano, também houve um recorde em abates de frangos em Goiás, com a marca inédita de 466,4 milhões de cabeças abatidas. Em nível nacional, o resultado foi o segundo melhor da série histórica iniciada em 1997, com 6,1 bilhões de cabeças abatidas.

Ovos e leite 

O IBGE pesquisou ainda a “produção de ovos de galinha” e a “produção de ovos de galinha para consumo” no ano passado. As granjas do estado entregaram um total de 216 milhões de dúzias de ovos no ano passado, um crescimento de 1,7% em relação a 2021. Já a produção de ovos para consumo foi de 103,2 milhões de dúzias, o que representa um aumento de 2,9%.

Além disso, a pesquisa também apresentou dados sobre a produção de leite em Goiás. Houve uma queda de 11,2% na quantidade de leite cru adquirido em 2022 em relação ao ano anterior, com um total de 2,2 bilhões de litros. O preço médio pago ao produtor foi de R$ 2,76, um aumento de 29% em comparação com 2021. O IBGE apontou que esse resultado foi influenciado por problemas climáticos relacionados ao fenômeno La Niña e por altos custos de produção.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA