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Goiás aplicará Avaliação Diagnóstica na rede estadual

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Estudantes de todos os níveis da rede pública estadual de ensino de Goiás vão participar de uma Avaliação Diagnóstica com conteúdos de Língua Portuguesa e de Matemática, para identificar as habilidades desenvolvidas no ano de 2020.

A aplicação está prevista para o dia 22 de fevereiro e pode se estender até o dia 4 de março. A atividade avaliativa será realizada com o apoio do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A Secretaria de Estado da Educação de Goiás (Seduc) ficará responsável pela logística e aplicação dos questionários.

As unidades escolares terão um período de até 15 dias para organizar como será feita a distribuição dos alunos obedecendo a quantidade máxima de 30% da capacidade de cada sala de aula de acordo com o Protocolo de Biossegurança. Será realizada uma formação sobre a metodologia com todos os professores e gestores educacionais.

Ampla participação
A análise dos resultados das provas deverá nortear, além do planejamento das atividades escolares para 2021, os ajustes do ensino e aprendizagem desenvolvidos de forma remota no ano passado em decorrência da pandemia de COVID-19. O regime especial de aulas não presenciais (reanp), adotado na rede estadual logo no início do segundo bimestre, permitiu que o ano letivo fosse cumprido e a avaliação diagnóstica de todo esse processo deve, sobretudo, aprimorar, as práticas a serem adotadas agora em 2021.

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A Seduc trabalha com o percentual de que, pelo menos, 80% dos alunos de cada unidade escolar participem das provas, possibilitando um diagnóstico mais amplo e próximo da realidade.

Método ‘Caed’
O Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), da Universidade Federal de Juiz de Fora, é uma instituição que elabora e desenvolve programas estaduais e municipais destinados a mensurar o rendimento de estudantes das escolas públicas. Uma das mais importantes características da avaliação diagnóstica do Caed é prever e identificar as dificuldades dos estudantes no início do processo educativo e trabalhar com foco nas defasagens.

Fonte: Seduc-GO

Fonte: Governo GO

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