Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Goiânia sedia Festival Paralímpico com mais de 400 crianças e adolescentes

Publicado

em


A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes (SMESP) e da Secretaria Municipal da Educação, realizou na manhã desta sexta-feira (3/12) o Festival Paralímpico Loterias Caixa, no Campus II da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), localizada no setor Sul. O evento contou também com o apoio da Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e da Universo – que cedeu sua estrutura para realização do festival.

O festival fez parte da comemoração do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência e foi organizado sob as diretrizes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com intenção de mostrar a importância de inclusão, interação e integração de pessoas com deficiência em nossa sociedade, bem como no esporte. Diversas modalidades estiveram disponíveis para a prática esportiva inclusiva. 

As 420 crianças e adolescentes que compareceram participaram de ações inclusivas e experimentaram modalidades esportivas paralímpicas. As atividades contaram com Slalom em Cadeira de Rodas, Equoterapia e Equitação com a equipe da Caballus – onde as crianças com deficiência tiveram a oportunidade de montar em cavalos, Slackline, Sala Multidisciplinar, Atletismo com lançamento de Bambu, Lançamento de Peso e Salto no Colchão, Para Taekwondo, Tênis de Mesa e Parabadminton.

Além de participar das atividades, os jovens receberam camisetas do festival, lanches e um certificado de participação do Comitê Paralímpico Brasileiro. Cerca de 120 adultos, entre pais, professores, supervisores e visitantes também participaram do festival. 

O prefeito Rogério Cruz e a primeira-dama Thelma Cruz prestigiaram o evento pela manhã. Outras autoridades, como o secretário de Esportes, Álvaro Alexandre, o vereador e presidente da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara de Vereadores, William Veloso, o secretário do Escritório de Prioridades Estratégicas, Fabio Cammarota, e o presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, também estiveram presentes. 

Foto: Jackson Rodrigues

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, diz que o evento foi um espetáculo para a  cidade. “Quero cumprimentar o secretário Álvaro Alexandre e parabenizar por esse momento e pelo trabalho. Hoje é uma oportunidade de mostrarmos para as pessoas para que viemos, o porque criamos a Secretaria Municipal dos Esportes, e o porque você é o titular da pasta. Quando criamos a secretaria, pensamos em implantar a Diretoria de Paradesporto e esse evento aqui hoje, Álvaro, é um show, um espetáculo que ganhamos, e é para cidade de Goiânia uma oportunidade de mostrarmos para todos a importância da inclusão de pessoas e a inclusão de pessoas com deficiência no esporte. Tenho certeza que no ano que vem será maior ainda que é hoje”, completou.

O titular da SMESP, Álvaro Alexandre, contou sobre a satisfação de realizar esse festival em Goiânia. “É fantástico chegar aqui e ver a felicidade destes meninos. Muitos não têm a oportunidade de andar, mas aqui podem fazer uma equoterapia, ou disputar outra modalidade. Eles têm a deficiência e às vezes não tem contato com o esporte e o dia de hoje é exatamente para isso, para eles conhecerem e praticarem esportes, muitos vieram falar comigo e disseram ‘tio, como faço para virar esportista’. Isso é muito gratificante”, afirmou. 

Arthur Marins, da editoria de Esportes

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA