Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Economia

Goiânia é a primeira cidade do país a receber o novo programa do Ministério do Desenvolvimento

Publicado

em

Foto: André Costa e Jota Eurípedes

Goiás é o estado brasileiro que mais cresce, com índices de desenvolvimento econômico acima da média nacional. Esse panorama promissor fez com que Goiânia fosse a primeira capital a receber o roadshow do Brasil Mais Produtivo, programa do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

A abertura do evento, realizada nesta quarta-feira (14/08), contou com a presença do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, também titular da pasta, e do vice-governador de Goiás, Daniel Vilela, representando o governador Ronaldo Caiado.

No primeiro semestre deste ano, Goiás viu a abertura de cerca de 20 mil novas empresas, um índice histórico, conforme destacou Daniel.“O Estado se sente prestigiado por ser o primeiro a receber o programa. Isso nos honra muito pelo reconhecimento da pujança econômica que Goiás tem demonstrado nos últimos anos”, afirmou.

Em 2023, Goiás registrou um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) de 4,4% em relação ao ano anterior, enquanto a média nacional foi de 2,9%. “Além disso, somos o Estado que mais retirou famílias da pobreza. Estamos preparados e ansiosos para avançar, com um aumento da produtividade. Goiás está apto e já serve como modelo para o país”, acrescentou o vice-governador.

Programa Brasil Mais Produtivo

O programa Brasil Mais Produtivo visa apoiar micro, pequenas e médias empresas em todo o Brasil na transformação digital de seus negócios. Segundo o vice-presidente Geraldo Alckmin, Goiás possui um contexto favorável, “com o empenho de tornar a agropecuária local a mais competitiva dos trópicos, unindo tecnologia e agregação de valor”.

Ele também destacou que o objetivo é “impulsionar a indústria, agregar valor, gerar salários mais altos e estar na vanguarda da inovação e pesquisa para o desenvolvimento”.

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, anfitrião do evento, ressaltou que o programa representa um marco na produtividade e transformação digital das empresas, visando manter a competitividade em um mercado global cada vez mais exigente.

“A adoção de novas tecnologias e práticas empresariais é crucial. É uma grande oportunidade para transformar a indústria e nos posicionar como líderes em inovação e tecnologia”, enfatizou.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria goiana cresceu 9,3% nos últimos 12 meses, em contraste com o crescimento de 1,5% registrado no restante do país no mesmo período. Os dados foram apresentados pelo presidente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

“Aqui, temos a colaboração de todos os agentes que contribuem para esse cenário positivo. Queremos fazer uma grande diferença para o crescimento e desenvolvimento do nosso país”, concluiu.

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA