Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Cidades

Goiânia amplia medidas para atração de e-commerces

Publicado

em


Com a vigência do novo Código Tributário Municipal de Goiânia (CTM), a capital passou a oferecer mais facilidades para a instalação de centros de distribuição e empresas de e-commerce, com descontos em todos os impostos municipais. As medidas visam atrair novos empreendimentos para a cidade e transformar a capital em um hub de tecnologia e distribuição do comércio eletrônico.

De acordo com a nova legislação, que passou a vigorar neste ano, será concedida às empresas de armazenagem e logística de produtos comercializados virtualmente isenção de 30% no valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por cinco anos. O CTM também prevê 50% de desconto no valor do Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) para a primeira aquisição de imóvel destinado à implantação da empresa e alíquota reduzida no pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), fixada em 3%.

Para o secretário de Desenvolvimento e Economia Criativa da Prefeitura de Goiânia, Michel Magul, as medidas são fundamentais para colocar Goiânia em uma posição de protagonismo na atração de empresas do setor. “Nós estamos posicionados de forma estratégica territorialmente e, mudando as regras fiscais, damos mais um passo na direção de consolidar a capital como o local mais vantajoso para a instalação de centros de distribuição e empresas de logística”, afirma.

“Ganham as empresas, com menor comprometimento de suas receitas, ganha a cidade, com a geração de renda e novos postos de trabalho e ganham os consumidores, com entregas mais rápidas e em valores menores”, pontua Michel Magul. “O prefeito Rogério Cruz defende que a cidade concentre soluções e facilidades para reduzir custos e exigências burocráticas, com o objetivo de melhorar nosso ambiente de negócios e alavancar a atração de empresas”, complementa o secretário.

Pandemia

Entre os anos de 2020 e 2021, com a chegada da pandemia de Covid-19, as vendas pelo e-commerce aumentaram 21% em Goiás, um incremento de R$ 3 bilhões nas vendas. As restrições sanitárias consolidaram a tendência de efetuar transações comerciais pela internet e a corrida de empresas por entregas mais rápidas.

“O novo Código Tributário do Município de Goiânia soube capturar o aquecimento desse mercado e contemplar empresas de e-commerce com descontos em todos os impostos municipais, em um esforço inédito para atrair novos empreendimentos”, ressalta Michel Magul.

Vitória Caetano, da Editoria de Desenvolvimento e Economia Criativa

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA