Cidades

Gestão Rogério Cruz amplia investimentos em Educação, reforma todas as escolas e cria rede de robótica

Publicado

em

Em 22 meses, a gestão do prefeito Rogério Cruz ampliou investimentos em Educação e garantiu a reforma de todas as escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), a distribuição de kits de uniformes, valorização dos profissionais de educação, com reajuste de 15% para professores, e a inauguração de seis unidades de ensino. A administração criou, neste período, a rede de robótica, com a implantação de laboratórios makers em seis escolas, e adotou medidas para ampliar as aprendizagens dos estudantes pós-pandemia.

Com os investimentos, Goiânia saltou de 9º para o 4º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais do ensino fundamental, entre as capitais brasileiras, e a 8ª melhor nota nos anos finais. “Números positivos confirmam que estamos melhorando a infraestrutura da rede de ensino, ampliando o acesso às vagas e transformando o ensino público municipal”, pontua Rogério Cruz.

Nesse período, a Prefeitura de Goiânia investiu, ainda, na retomada de obras paralisadas em gestões anteriores, entregou a reconstrução da Escola Municipal Donata Monteiro da Mota, e inaugurou as seguintes unidades: Escola Municipal Rotary Club do Setor Leste Universitário, Cmei Dona Ramila, Cmei Dom Antônio Ribeiro de Oliveira, Cmei Ceasa, Cmei Vila Areião.

READ  Projeto Goiânia por Elas leva aulão de dança ao Lago das Rosas

Além disso, a Secretaria Municipal de Educação (SME) reformou 333 instituições de ensino. As obras foram realizadas com recursos do Programa Escola Viva, que destinou mais de R$ 33 milhões para a reforma de todas as unidades. Cada escola e Cmei recebeu, de forma descentralizada, R$ 100 mil para aplicar nas demandas estruturais mais urgentes.

Outro avanço registrado pela rede municipal de ensino foi a criação da rede de robótica, com implantação de laboratórios makers nas escolas Alice Coutinho, João Vieira da Paixão, Presidente Vargas, Professora Leonísia Naves de Almeida, Santa Marta e Targino de Aguiar. Os investimentos em tecnologia educacional garantiram, também, a entrega, em parceria com a Telefônica Vivo, de notebooks e 3 mil tablets para 170 escolas da capital.

Na atual gestão, a SME Goiânia distribuiu novos kits de uniformes e ampliou, em abril deste ano, os recursos da merenda escolar em 40%, garantindo alimentação de qualidade para as crianças, adolescentes e adultos matriculados nas unidades educacionais.

Avanços pedagógicos
Apesar do ensino remoto e das perdas de aprendizagens registradas no ano 2020, em virtude da pandemia de Covid-19, a atual gestão da Prefeitura de Goiânia investiu em medidas para ampliar as aprendizagens dos estudantes. Entre as principais ações elaboradas pela SME, estão a aplicação de avaliações diagnósticas e a implantação de uma nova política de alfabetização para os estudantes do 1º, 2º e 3º anos.

READ  "Goiânia e Goiás ganham com parceria", avalia Rogério Cruz, ao lado do governador Ronaldo Caiado, durante lançamento de colégio padrão século XXI

“No início de 2021, encontramos um cenário onde apenas 23% dos estudantes acessavam a plataforma de ensino adotada na pandemia. Com isso, imediatamente, iniciamos uma série de programas para recuperar as aprendizagens dos estudantes”, explica o secretário municipal de Educação, Wellington Bessa.

Com o retorno das aulas presenciais, a gestão municipal reorganizou a proposta pedagógica da Rede Municipal de Ensino, direcionou professores referência para os anos iniciais, e adotou uma nova Matriz Curricular, com aumento do número de aulas de Língua Portuguesa e Matemática.

A Prefeitura de Goiânia ofertou, ainda, materiais estruturados para todas as escolas, implantou projetos como o Aprender Sempre, Aprova Brasil, Palavra Cantada, e ampliou o número de escolas integrais.

Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia

Fonte: Prefeitura de Goiânia – GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA