Geral

Geladeiroteca do Naturatins estimula a leitura com sustentabilidade

Publicado

em

De janeiro a dezembro de 2022, o projeto Geladeiroteca: alimente sua fome de conhecimento, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), conseguiu doação de 258 exemplares de diversos gêneros literários, incluindo livros técnicos e didáticos. No fechamento das atividades do ano, foram contabilizados apenas 50 exemplares disponíveis, o que significa que 208 livros foram levados por leitores usuários da geladeira literária.

O projeto da Geladeiroteca do Naturatins teve início em 2019, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). O objetivo da iniciativa é o uso de uma geladeira velha, adaptada para se transformar em uma estante de livros, acessível a todos que tenham interesse em utilizar seu acervo.

A geladeira é abastecida por meio de doações e a ideia é que seja um acervo rotativo, com livros entrando e sendo levados para casa por leitores. Segundo a equipe do Ecotime do Naturatins, responsável pelo projeto, além de incentivar a leitura, o projeto incentiva a sustentabilidade ambiental, promovendo uma atividade de lazer e cultura.

A Geladeiroteca faz parte da Agenda Ambiental do Naturatins (A2N), que busca sensibilizar os servidores sobre a necessidade de mudança de comportamento ambiental. Entre as medidas está a busca por uma postura apropriada, referente à utilização dos recursos naturais, de modo a zelar pelo bem público e combater o desperdício de materiais, como copos descartáveis, papel, água, energia elétrica, entre outros, utilizados durante o expediente de trabalho.           

READ  Sustentabilidade garante emprego nas cidades do DF

A ideia é que a Geladeiroteca funcione no sistema de rodízio, ou seja, que os livros sejam lidos e devolvidos, facilitando momentos de leitura e integração dos colegas de trabalho, que em meio à correria do dia a dia não desfrutam de momentos de convivência nem da leitura de bons livros.

Para que a Geladeiroteca continue funcionando é preciso contar com novas doações, inclusive de livros infantis, já que vários filhos de servidores também são usuários do projeto.

Interessados em fazer doações podem solicitar mais informações ou acionar o sistema de coleta para que os volumes doados sejam buscados no local da doação entrando em contatoato com Ana Cláudia, pelo telefone (63)98451-3937

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA