Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Geral

GDF promove o Intercâmbio das Quatro Estações de Futebol de Surdos

Publicado

em


“Estamos ampliando a visibilidade, o reconhecimento e a valorização do futebol feminino e promovendo a troca de experiências entre as próprias participantes, que vivem em regiões diversas do país, fazendo um verdadeiro intercâmbio cultural com toda a segurança necessária e exigida”Giselle Ferreira, secretária de Esportes

Começou nesta sexta-feira (22) o Intercâmbio das Quatro Estações de Futebol Feminino de Surdos 2021, que ocorre pela primeira vez em Brasília, no Clube Caeso – Caesb Esportiva e Social, com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) e organização da Federação Brasiliense Desportiva dos Surdos (FBDS). O evento, que segue até domingo (24), promove a inclusão à modalidade com a participação de, pelo menos, 52 surdoatletas brasileiras, divididas em equipes nomeadas por Verão, Outono, Inverno e Primavera.

“Esse evento incentiva e oportuniza a prática esportiva na perspectiva de base amadora ao alto rendimento para surdoatletas. Além disso, estamos ampliando a visibilidade, o reconhecimento e a valorização do futebol feminino e promovendo a troca de experiências entre as próprias participantes, que vivem em regiões diversas do país, fazendo um verdadeiro intercâmbio cultural com toda a segurança necessária e exigida”, avalia a titular da SEL, Giselle Ferreira.

O evento tem o objetivo de  valorizar a prática inclusiva de esportes por atletas surdas, uma forma de ajudar a “elevar a autoestima das surdoatletas” | Foto: Divulgação/FBDS

O apoio da Secretaria de Esporte e Lazer, por meio de investimento do Fundo de Apoio ao Esporte (FAE) no valor de R$ 142.469,93, contribui para custear despesas com, entre outros, logística e insfraestrutura, contratação de serviços de arbitragem, aquisição de materiais esportivos, premiação, locação de espaço, vestuário, alimentação, materiais gráficos e hospedagem. As jogadoras interessadas fizeram a inscrição pelo portal da Federação Brasiliense de Surdos.

“Nosso objetivo muito relevante estimula as atletas porque queremos valorizar o futebol feminino que, em um ambiente de ouvintes, já sofre discriminação. As atletas da comunidade surda sofrem ainda mais preconceitos e desvalorização. As meninas têm capacidade e potencial para alcançar seus objetivos, por isso queremos que retornem com a autoestima elevada. Vamos acolhê-las”, completa o presidente da FBDS, Gladison Fernando da Rosa Rocha.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb-DF) cedeu o clube para a realização da iniciativa. “A Caesb abriu as portas da Associação dos Empregados da Companhia (Caeso) para a realização do evento Quatro Estações de Futebol Feminino de Surdos. A prática de esportes é uma forte ferramenta para a inclusão social da comunidade surda. A companhia sempre apoia práticas que promovam mais saúde e qualidade de vida para as pessoas”, reforça o presidente Pedro Cardoso.

*Com informações da Secretaria de Esportes do DF

Fonte: Governo DF

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA