Search
Close this search box.

Entorno do DF

Frente Parlamentar se reúne para definir ações conjuntas para a região

Publicado

em

Durante a discussão, ficou definido que os deputados federais da bancada goiana também vão ser procurados para integrarem o esforço conjunto

 

Em reunião  com os deputados representantes de municípios da região do entorno de Brasília e que integram a Frente Parlamentar em Defesa do Entorno do  Distrito Federal e a secretária de Estado do Entorno do Distrito Federal, foram traçadas as primeiras ações de uma agenda conjunta, que deve se intensificar em busca de soluções para as antigas e graves demandas da localidade. Outro assunto tratado foram as fontes de recursos para investimentos na região.

Segundo o presidente da Frente, Ricardo Quirino (Republicanos), a ideia da reunião é definir as prioridades de cada município e os interesses em comum para levar uma pauta única de investimentos na região aos diversos órgãos de cada esfera de poder. Durante a discussão, ficou definido que os deputados federais da bancada goiana também vão ser procurados para integrarem o esforço conjunto.  “Nós conhecemos a região e sabemos das necessidades. É uma região que cresce muito. E por isso estamos definindo essa pauta de prioridades”, explicou o parlamentar.

O líder do Governo, Wilde Cambão, lembrou que o esforço conjunto passa também pela busca dos programas que já existem nos governos estadual e federal e que podem ser levados para os municípios do entorno. Como exemplo, ele citou programas da Secretaria de Estado da Retomada e da Secretaria de Indústria e Comércio. “Vamos nos atentar para o que já existe, o que pode ser criado e o que pode ser melhorado”, afirmou.

Durante a reunião, uma das sugestões feitas para a obtenção de mais recursos financeiros para o entorno, foi o incentivo para que donos de carros façam o emplacamento em Goiás e não no Distrito Federal, como acontece com grande parte dos veículos de municípios do entorno. Isso faz com que o estado perca a arrecadação do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para o Distrito Federal.

Na próxima semana, deputados e a secretária devem se reunir com o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir Soares, para tratar da questão.  

Outro encontro que já deve acontecer na primeira semana de maio será com a vice-governadora do Distrito Federal, que é quem trata dos assuntos relacionados ao entorno no âmbito do GDF. Segundo Ricardo Quirino, a solicitação já foi feita e a reunião deve ser confirmada para a próxima semana. Os prefeitos dos municípios também serão convidados a integrarem e fortalecerem o grupo.

Segundo a secretária, a assistência à saúde é uma das prioridades a serem tratadas com o governo vizinho, já que os moradores do entorno buscam os serviços de saúde no Distrito Federal, pela proximidade. “Nesse aspecto, vamos estabelecer uma parceria com o GDF”, afirmou.

Ainda de acordo com Maria Caroline, a mobilidade urbana é outro tema dos mais preocupantes e prioritários para a região. E nesse ponto as universidades também serão chamadas a contribuir, especialmente na parte de estudos e levantamentos, para que se possa construir, em curto prazo, um projeto que contemple toda a região.

Ao fim do encontro, o consenso de que trabalhando juntos os resultados para os problemas enfrentados por uma região das que mais crescem no país serão facilitados. “Secretária, deixem que os deputados pensem junto com você. Os problemas são muitos. Só a sua secretária não vai conseguir sozinha”, sugeriu a deputada Dra. Zeli.

A secretária Maria Caroline agradeceu o apoio dos deputados e afirmou que todo esse esforço tem um grande objetivo, que é melhorar a vida dos moradores da região do entorno. “Precisamos trazer desenvolvimento regional, para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida, para que elas não tenham que sair para trabalhar no Distrito Federal e deixar seus filhos aqui. Assim, o estado também vai ganhar porque as pessoas não vão deixar seus recursos, seus impostos lá (no Distrito Federal)”, resumiu.

Participaram do encontro a secretária Maria Caroline Fleury de Lima, o presidente da Frente, Ricardo Quirino (Republicanos), a vice-presidente, Dra. Zeli (UB), o líder do Governo, Wilde Cambão (PSD), e André do Premium (Avante). O deputado Anderson Teodoro (Avante) não pôde participar, mas enviou uma representante.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA