Projeto

Flávia Morais projeta incluir combate à violência nas escolas no Sistema Único de Segurança Pública

Publicado

em

A proposta apresentada pela líder da bancada goiana no Congresso, se aprovada, vai garantir que o tema, incluindo a produção de dados e mapeamento de possíveis casos, passe a ser de responsabilidade da segurança pública federal

 

Diante de tantos episódios envolvendo a segurança nas escolas e unidades de educação infantil, a deputada federal Flávia Morais apresentou um projeto de lei para incluir o Plano Nacional de Combate à Violência Escolar como instrumento de implementação da Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social.

Se aprovada, a proposta legislativa vai alterar a Lei nº 13.675, de 11 de junho de 2018, garantindo que possíveis casos sejam investigados pela segurança pública nacional.

“O objetivo é ampliar a segurança de professores, servidores e estudantes em todo o país”, pontua Flávia Morais. “A medida significa reforço na investigação e maior capacidade para frustar ações criminosas dentro do ambiente escolar”, acrescenta.

O projeto apresentado define, ainda, que o mapeamento e a produção de dados sobre a violência escolar deverá ser de responsabilidade do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

“Apesar da relevância do tema, o Brasil não possui, atualmente, um sistema capaz de mapear os dados sobre a violência escolar. As estatísticas normalmente são produzidas pela própria mídia ou por pesquisadores, e não pelo poder público”, defende a líder da bancada goiana no Congresso e autora da proposta.

A intenção é que o SUSP crie uma arquitetura uniforme e processual para analisar os dados e garantir o fortalecimento das ações de prevenção e repressão à violência nas unidades de ensino. “A escola deve ser referenciada como lugar de acesso ao conhecimento, não como um ambiente vulnerável”, conclui Flávia Morais.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA