Meio Ambiente

FISCALIZAÇÃO: Operação do Mapa aponta diminuição da prática de adulteração de méis por açúcares

Publicado

em

Entre as amostras analisadas, 7,46% apresentaram resultados não conformes
Em continuidade ao trabalho de combate a prática de fraude no mel brasileiro, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) encontrou adulteração por açúcares C-4, como xaropes de milho ou de cana-de-açúcar, em 7,46% das 67 amostras analisadas. Resultado demonstra diminuição do índice de não conformidades quando comparados com a operação do ano anterior, quando o resultado foi de 13,13%, das 99 amostras analisadas.

“Estamos no caminho certo de combate à fraude do mel e, por isso, a necessidade de continuarmos com as ações de coletas de amostras para monitoramento”, relata a diretora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Ana Lúcia Viana.

O Operação do Mel 2023 ocorreu nos comércios varejistas em produtos elaborados em estabelecimentos sob Serviço de Inspeção Federal (SIF) e em estabelecimentos com equivalência no Sisbi-POA.

Para a amostragem, foram coletadas 67 amostras em 42 dos 194 estabelecimentos elaboradores de mel com registro no SIF que produziram entre 2022 e 2023. Isso representa 21,65% do total de estabelecimentos do Brasil. Entre esses 42 estabelecimentos, quatro obtiveram amostras com resultados não conformes.

READ  Petrobras reabilitou 1,1 mil animais encontrados nas praias em 2023

Nesta operação específica, não foi coletada nenhuma amostra de mel produzido por estabelecimento importado.

A adição de açúcares ao mel configura fraude econômica ao consumidor. Para cada amostra não conforme, o Serviço de Inspeção Federal adotou as ações fiscais e medidas cautelares previstas na legislação junto aos estabelecimentos produtores e seus produtos.

As amostras foram coletadas pelas equipes dos Serviços de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SIPOA) e analisadas pelos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA).

Comentários do Facebook
Propaganda

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA