Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nacional

Fenômeno raro “supercélula” é registrado em local de fortes chuvas em MS

Publicado

em


source
Momento em que a
Defesa Civil MS/Divulgação

Momento em que a “supercélula” é registrada em Corguinho em Mato Grosso do Sul

Na última terça-feira (16), foi registrado em Corguinho, cerca de 100 quilômetros de Campo Grande, Mato Grosso do Sul , uma “supercélula” que viralizou nas redes sociais com a dúvida da veracidade do acontecimento. Porém, segundo a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar ( Semagro ), afirmou que o registro do momento é verdadeiro e não uma montagem. As informações foram apuradas pelo G1.  

De acordo com a Franciane Rodrigues, mestra em Meteorologia, no laudo assinado por ela, consta que tal fenômeno é raro em Mato Grosso do Sul e foi originado devido às fortes chuvas na região. No dia 16 deste mês, o Centro de Monitoramento do Tempo e Clima (CEMTEC) registrou um volume de chuva equivalente a 60mm, considerada como chuva forte pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). 

Ainda segundo o laudo, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) aponta a “ supercélula ” como uma certa tempestade, que é originada pela presença de uma corrente de ar que gira no interior da nuvem, com isso, ocasiona forte ventos, chuvas de granizo, tornados mortais, descargas elétricas e enchentes. 

Na última semana, com cerca de 6 mil habitantes, Corguinho sofreu com chuvas intensas na região. No dia 17 de fevereiro, pontes caíram e aproximadamente 250 pessoas ficaram ilhadas no município.

Cenas fortes também foram registradas, como por exemplo, uma criança foi resgatada com a ajuda de uma corda após a casa dela ficar coberta pelas águas da chuva. No dia 18 deste mês, foi decretado estado de calamidade na localidade e equipes da Defesa Civil ainda se empenham para normalizar situação. 

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA