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Estudantes de Araguaína que participam do projeto “Eu, cientista TECH” entram na fase de desenvolvimento de protótipos e testagem

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Estudantes de oito escolas estaduais do município de Araguaína que participam do Projeto Eu, cientista TECH chegaram à 3ª etapa da ação de fomento à iniciação tecnológica, desenvolvida pelo Instituto Federal do Tocantins (IFTO), em parceria com a Diretoria Regional de Educação (DRE) de Araguaína. Cerca de 100 estudantes da rede estadual participam do projeto.

A iniciativa tem como principal objetivo inserir os estudantes no “mundo tech” ao planejar e executar projetos que envolvam desenvolvimento tecnológico na resolução de problemas do cotidiano.

O projeto foi dividido em quatro etapas. Os grupos das unidades escolares já passaram pela fase de capacitação, com a participação em curso básico de eletrônica, automação, modelagem e impressão 3D. A atividade encontra-se na terceira etapa, em que os estudantes são conduzidos ao laboratório maker do IFTO, para prototipagem e testagem dos projetos.

A última etapa será realizada no mês de novembro, com a apresentação das soluções tecnológicas dos estudantes na Feira Ciências Viva do Instituto. Segundo o professor do IFTO e coordenador da ação, Walmir Jacinto de Sousa, os dois melhores projetos da Feira serão contemplados com a participação na edição 2023 da Febrace, considerada a maior feira de ciências e engenharia do Brasil.

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“O Eu, cientista TECH é um projeto de extensão do IFTO e faz parte das ações do laboratório maker do campus de Araguaína. Tem como intuito incluir os alunos na iniciação tecnológica. A aceitação dos alunos está muito boa e o propósito está sendo alcançado, com a divulgação científica, possibilitando que esses alunos da educação básica produzam ciência”, ressaltou o coordenador.

A estudante Nathália Couto, do Colégio Estadual Jorge Amado, destacou a importância dos conhecimentos adquiridos. “Estou muito empolgada com esse projeto. Estamos aprendendo sobre campo de pesquisa, novos aprendizados na área de tecnologia, tudo com monitoramento dos professores orientadores. Estou ansiosa para apresentar nossa solução tecnológica para reaproveitamento de água”, frisou.

Para a diretora Regional de Araguaína, Eulessandra Castilho, os projetos pedagógicos são uma forma de melhorar a aprendizagem. “Projetos como esse oportunizam ao estudante vivenciar, de forma inovadora, novos aprendizados, pois favorecem aspectos importantes para a formação integral dos estudantes”, frisou.

Projeto

O Eu, cientista TECH é um projeto de fomento à iniciação tecnológica voltado a estudantes da rede estadual de ensino do município de Araguaína por meio de uma equipe executora formada por professores orientadores, estudantes bolsistas monitores e apoio da DRE de Araguaína.

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Para participar no projeto, foram formados grupos de estudantes das seguintes unidades escolares: Colégio Estadual Adolfo Bezerra de Menezes, Colégio Estadual Guilherme Dourado, Escola Estadual Modelo, Escola Estadual João Alves Batista, Escola Estadual Professor Alfredo Nasser, Escola Estadual Jorge Amado, Colégio Estadual Jardim Paulista e Escola Estadual Manoel Gomes da Cunha.

Estudantes de oito escolas de Araguaína participam do  Projeto “Eu, cientista TECH” – Seduc/Governo do Tocantins

Projeto está na fase de prototipagem e testagem – Seduc/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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