Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Nacional

Em protesto no Rio, manifestantes pedem justiça por morte de Moïse

Publicado

em


Centenas de manifestantes fizeram um protesto neste sábado (5), em frente ao quiosque Tropicália, na Barra da Tijuca, onde o congolês Moïse Kabagambe foi morto. O ato reuniu familiares de Moïse e dezenas de entidades defensoras da causa negra e dos direitos humanos, além de organizações políticas diversas.

A mãe de Moïse, a congolesa Ivana Lay, discursou rapidamente, em cima do carro de som, e pediu justiça: “Queremos justiça para o Moïse, até o final”.

Yvonne Lay, mãe do congolês Moïse Kabagambe, morto no Quiosque Tropicália, na praia da Barra da Tijuca, e Djodjo Baraka, irmão, se reúnem com membros da Comissão de Direitos Humanos da Alerj Yvonne Lay, mãe do congolês Moïse Kabagambe, morto no Quiosque Tropicália, na praia da Barra da Tijuca, e Djodjo Baraka, irmão, se reúnem com membros da Comissão de Direitos Humanos da Alerj

Yvonne Lay, mãe do congolês Moïse Kabagambe, e Djodjo Baraka, irmão – Fernando Frazão/Agência Brasil

Para o babalorixá Ivanir dos Santos, representante da Articulação das Populações Marginalizadas, a violência contra os negros é centenária no Brasil: “A nossa luta não começou agora. Esse é mais um passo na busca pelos nossos direitos.”

No início da manifestação, um pequeno grupo tentou depredar o quiosque, mas foi prontamente reprimido com palavras pelos organizadores do protesto.

A prefeitura do Rio anunciou que os dois quiosques que foram “palco” para o assassinato de Moïse, na noite de 24 de janeiro, serão transformados em memorial ao jovem congolês, com a possibilidade de ser administrado pela sua família.

Após a concentração do ato, em frente ao quiosque, os manifestantes seguiram em passeata, pela Avenida Lúcio Costa, na orla da praia.

Edição: Maria Claudia

Fonte: EBC Geral

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA