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Em palestra na Jornada Pedagógica da Unitins, pesquisador José Moran discute desafios e avanços da educação híbrida

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Em palestra na Jornada Pedagógica da Unitins, pesquisador José Moran discute desafios e avanços da educação híbrida

11/02/2021 – Ruy Bucar/Governo do Tocantins

O professor e pesquisador doutor José Moran, da Universidade de São Paulo (USP), foi o convidado especial dessa quarta-feira, 10, da Jornada Pedagógica 2021/1 da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), em seu terceiro dia de programação. O professor proferiu palestra com o tema “Avanços e desafios da educação híbrida” e deu uma aula de como conciliar os avanços tecnológicos com as possibilidades de avanços na educação. A palestra-aula contou com mais de 300 participantes acompanhando a transmissão ao vivo, no YouTube, entre professores e técnicos da Unitins, de outras instituições de ensino do Tocantins e até de outros estados. 

O reitor da Unitins, Augusto Rezende, saudou a todos os espectadores e recepcionou o convidado especial no início da transmissão. “Nós acreditamos que é responsabilidade da Universidade provocar discussões, abrir o ambiente para que haja novos debates e a evolução não só da educação, mas da sociedade como um todo. Agradeço muito ao professor Moran pelo desprendimento e disponibilidade, e ao governador Mauro Carlesse, que acredita que a educação é uma ferramenta de desenvolvimento de pessoas e de regiões”, frisou o reitor.

O professor José Moran abriu sua explanação apontando que tem havido avanços neste modelo de educação, que vai além do ensino híbrido, mas pontuou que os desafios continuam enquanto perdurar o ensino remoto. “Como misturar isso integrando aplicativos, plataformas que estão aí disponíveis, mas não acessadas por todos?”, provocou o professor, reconhecendo que esse é o desafio: atender os que têm acesso aos meios disponíveis e aos que não têm acesso. 

José Moran lembrou que o conceito de híbrido, que é uma palavra nova no vocabulário brasileiro, estava até aqui ligado à ideia de ampliar o conceito de sala de aula, incluindo a sala on-line. Sintetizou o que para ele é o conceito de educação híbrida e já de início apresentou a primeira lição da sua aula. “A ideia é pensar numa educação que vá misturando, integrando possibilidades, num país desigual. Então, vamos pensar nem tanto no presencial ou no digital, mas a educação como um ecossistema em que todos fazem parte de uma comunidade, onde todos ensinam e todos aprendem, que aprendemos juntos, somos coaprendizes e coensinantes”, expôs.

Num segundo momento, Moran discorreu sobre o debate em torno do ensino híbrido que vem desde 2014 e que, naquele momento, ele já apontava para um conceito de educação híbrida. “Evoluindo para tentar integrar todas as possibilidades de mistura, pensando que se vocês têm vários ingredientes, vocês podem fazer várias receitas. Vocês podem testar várias receitas e depois avaliar quais misturas-ingredientes são melhores”, recomenda, salientando que é importante compartilhar.

José Moran enfatizou que é preciso tirar lições da experiência e não descartar os aprendizados. “Nós começamos no ano passado, meio atabalhoadamente, a migrar para plataformas digitais por causa da pandemia, achávamos que era uma questão de três meses no máximo, passou-se o primeiro semestre, veio o segundo e já estamos em fevereiro do ano seguinte e ainda estamos com muitas incertezas de como isso vai continuar”, pontuou, acrescentando que foi um provisório que virou hábito. Nestas condições, Moran observa que é natural que todos estejam tensos, saturados. Para ele, o mais complicado é o longo período de quase um ano, sem ter uma noção do que vai acontecer.

“O que me preocupa é que muitos professores que estão voltando para a sala de aula estão querendo esquecer tudo que aprenderam nesta experiência. Não, o presencial é bom, mas tudo isso pode incluir também o encontro remoto, essa mistura continua sendo importante. Tentem saber o que é melhor do híbrido. Eu chamo de híbrido flexível, você pode fazer um planejamento mais flexível, que não é igual para todos, que tem flexibilidade, trabalhar com essas possibilidades de percurso formativo. Isso é possível”, garante.

Após a exposição, o professor passou a responder os questionamentos dos participantes, com a mediação da diretora de Desenvolvimento e Pesquisa Institucional da Unitins, Arlenes Spada, responsável pela Jornada. Foram muitas as considerações que contribuíram para o aprofundamento do debate. Numa mensagem direta aos professores, José Moran advertiu sobre ficar o tempo todo com aula expositiva. “São novas formas de ensinar e aprender para quem tem sentido essas novas formas de conexão”, destacou o palestrante, recomendando aos professores que tirem de si o peso de querer resolver tudo. “Às vezes falta o presencial, algo que não fizemos como foi planejado, mas não foi por culpa nossa, foi por culpa desta brutal condição”, completou.

Para a professora Luama Sócio, do curso de Letras/Câmpus Araguatins, a palestra com o professor Moran foi de grande utilidade para os professores que estão trabalhando no contexto do ensino remoto. “Nos alertou sobre pontos importantes, tanto do ponto de vista metodológico como do ponto de vista das relações humanas”, comentou a professora, enfatizando que a Jornada está sendo importante “no sentido de oportunizar o aperfeiçoamento e a autoavaliação do ensino que estamos oferecendo com as metodologias implementadas desde o segundo semestre do ano passado. Gratidão aos organizadores”.

“A palestra com o professor Moran foi muito esclarecedora. A gente sabe que mesmo sendo continuidade da palestra que ele deu no ano passado, nós ainda temos muitos desafios neste cenário da nossa educação híbrida, tanto do lado dos professores quanto dos alunos, mas está bem melhor que foi no começo”, garantiu o professor Deivison de Castro Rodrigues, do curso de Direito/Câmpus Dianópolis. Para ele, com mais essa capacitação, os professores sairão mais preparados para os desafios. “Avalio a palestra e a Jornada como extremamente positivas”, concluiu.

“A Jornada Pedagógica proposta pela Unitins para o início de semestre letivo tem se mostrado de um nível de excelência. É uma grande oportunidade para todos os profissionais da educação que integram esta Instituição. Esta Jornada está possibilitando tanto um aprendizado com a utilização de tecnologias nesta época de pandemia, como se propõe a ser um diferencial no que diz respeito à Educação Híbrida, aulas de forma remota com as modernas plataformas de comunicação”, destacou o professor Wolfgang Teske, docente dos cursos de Direito e Tecnólogo em Agronegócio, Câmpus Paraíso. Para ele, a Jornada está oportunizando aos professores um salto de qualidade na missão de formar não apenas técnicos, mas cidadãos comprometidos com o desenvolvimento global da sociedade.

Ao final da palestra, a professora Arlenes Spada agradeceu todos os participantes e de forma especial a disponibilidade do professor Moran pelos seus ensinamentos. “Tem caminhos, tem possibilidades, temos como fazer com tecnologia ou sem tecnologia. Ouvindo o senhor a gente sai renovado, muito obrigada de coração”, externou a professora, anunciando que em agosto, a próxima edição da Jornada Pedagógica, contará mais uma vez com a presença do professor José Moran. A palestra na íntegra continua disponível ao público em geral no canal da Unitins, no YouTube.

Programação

Socialização da pesquisa docente/discente, reunião por Colegiado para Planejamento de Intervenções e Socialização das Intervenções propostas nos colegiados foram as atividades da Jornada Pedagógica nesta quinta-feira, 11, pela manhã. Na parte da tarde/noite, os participantes se dedicam ao planejamento nos colegiados.  A programação da Jornada Pedagógica continua até esta sexta-feira, 12, com transmissões pelo canal oficial da Unitins, no YouTube e via Google Meet.

Edição: Caroline Spricigo

Fonte: Governo TO

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