Goiás

Em Cavalcante, Gracinha Caiado reforça compromisso com comunidade quilombola

Publicado

em

“Juntos, podemos fazer muito mais e alcançar as famílias de uma forma mais justa e mais fácil”

 

O compromisso do Governo de Goiás de promover proteção social à população e levar assistência diretamente ao cidadão foi renovado em mais uma ação de parceria nesta terça-feira (25). A coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, integrou a abertura do evento Justiça Itinerante, realizado em Cavalcante, no Nordeste do Estado. “Essa ação mostra que, juntos, nós podemos fazer muito mais e alcançar as famílias de uma forma mais justa e mais fácil para eles”, afirmou Gracinha Caiado.

Iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO), a medida tem parceria com a prefeitura do município e oferece uma gama de benefícios e serviços aos moradores. Realizado com o reforço do Goiás Social, programa que implementa a política social da administração estadual, o atendimento segue até a próxima quinta-feira (27). A primeira-dama enfatizou que o modelo de atendimento contempla a comunidade quilombola em suas particularidades. “É um município muito grande, com uma densidade habitacional menor”, lembrou.

A representante do Tribunal de Justiça, juíza auxiliar da presidência, Sirlei Martins, expressou a importância das autoridades em manter a presença do Estado para auxílio das comunidades originárias, que historicamente permaneceram isoladas. Na região, o território quilombola Kalunga tem abrangência no município. “Essas pessoas têm uma história de luta pela dignidade, resistência pela liberdade, que é um ensinamento para todos nós”, destacou.

Durante a solenidade, foram entregues cartões de programas governamentais como o Mães de Goiás, que oferece auxílio financeiro para mães com filhos menores de seis anos. “Sei o tanto que faz a diferença na vida de vocês essa renda extra para trazer comida e remédio para dentro de casa”, ressaltou a primeira-dama. Ao longo da programação, a OVG distribui donativos como kits de enxoval para bebê, fraldas descartáveis, andadores, bengalas, cadeiras de rodas, colchões e leites especiais para recém-nascidos. O alimento de preparo rápido, Mix do Bem, também é ofertado aos moradores. Diferentes áreas do governo estão no local com emissão de documentos, oportunidades de trabalho com carteira assinada e vacinação contra a Covid-19 e Influenza.

O prefeito Vilmar Kalunga agradeceu o empenho do Estado em priorizar a comunidade local. “O povo está muito feliz com as ações. Cavalcante avançou, em 5 anos, o que não avançou em 20 anos. E nossa primeira-dama tem um olhar especial pela nossa cidade”, destacou. A programação foi acompanhada pelo secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos, e pela promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de Goiás, Úrsula Catarina.

O Justiça Itinerante segue até a próxima quinta-feira (27), atendendo em diversos pontos da cidade. Pelo Governo de Goiás, por meio do Goiás Social, atuarão como parceiros do evento as secretarias de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), da Retomada e da Saúde (SES), a Polícia Civil, além da OVG, do GPS, do Ministério Público estadual e da Justiça Federal.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA