Cidades

Em Bela Vista, Caiado diz apostar na ciência para expansão do setor de leite

Publicado

em

O governador Ronaldo Caiado participou, neste sábado (14/5), de um encontro com produtores de leite na Estância Tamburil, em Bela Vista de Goiás, que fica a 45 quilômetros de Goiânia. Realizado na propriedade referência em aperfeiçoamento genético de gado leiteiro, o evento promoveu o debate sobre a exportação da tecnologia empregada no local e o desenvolvimento do setor em Goiás.

“Sou homem que acredita na ciência”, pontuou o governador ao frisar que o mundo precisa de produtores rurais que intensifiquem pesquisas voltadas para a agropecuária. Segundo ele, o avanço tecnológico tem como resultado produtos de ponta, além da capacidade de aquecer o mercado, gerando emprego e renda. Citou, como exemplo, o leite produzido na Estância, livre de lactose. “É de qualidade e tem condição de não produzir nenhum processo inflamatório a quem consome.”

A Tamburil possui um dos planteis das raças de gado Gir leiteiro e Girolando mais premiados do Brasil. Durante o evento, o idealizador da Estância, Amarildo Pires, e seu filho e administrador da propriedade, Bruno Pires, apresentaram as instalações da propriedade e a tecnologia desenvolvida para a criação e melhoramento de gado leiteiro.

READ  Prefeitura de Goiânia disponibiliza oito pontos de vacinação e testagem, neste sábado (24/09) e domingo (25/09)

Atualmente, a fazenda localizada em Bela Vista de Goiás produz 10 vezes a média nacional de leite. “Temos 1,5 mil animais, rompemos fronteiras e hoje estamos colocando nossa genética para o Brasil todo e exportando para outros países”, relatou Amarildo Gonçalves. O empresário relacionou o sucesso dos negócios ao fato de empreender em Goiás. “O governador mudou a história do Estado. Hoje, reina a paz”, disse, referindo-se à queda dos índices de violência na zona rural e outras ações de governo voltadas para o produtor rural.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tiago Mendonça, elencou outras ações do Estado em prol do setor: “Entramos com infraestrutura necessária, como melhoria das rodovias e entrega de maquinário para as prefeituras arrumarem estradas vicinais, o que melhora o escoamento. Na parte de crédito, melhoramos os limites do FCO [Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste]”.

O embaixador da Espanha, Fernando Garcia Casas, afirmou sentir apreço por Goiás, especialmente pela sua capacidade cultural e econômica. “O que estão fazendo aqui é gerar emprego, renda, alimento e paz”, pontuou. Já o embaixador da Guatemala, Arturo Romero Duarte Ortiz, comentou que “mãos inteligentes podem gerar oportunidade para todos”, uma referência ao agronegócio goiano.

READ  Festival Encanto da Primavera, que acontece em Bela Vista de Goiás, pode ser incluído no calendário cultural do estado

Participaram do encontro o deputado estadual Amauri Ribeiro; o presidente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto; o presidente da Emater, Pedro Leonardo; além de prefeitos da região, cônsules, agropecuaristas e lideranças do setor produtivo.

Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação (Secom)

Fonte: Governo GO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA