Nacional

Elogiado por Bolsonaro, prefeito diz que lockdown parcial esvaziou leitos; vídeo

Publicado

em


source
Prefeito de Chapecó
Reprodução

Prefeito de Chapecó

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai visitar esta semana a cidade de Chapecó (SC) e elogiou a atuação do prefeito João Rodrigues (PSD) por fazer um “trabalho excepcional” no combate à Covid-19. Ontem, porém, Rodrigues disse que o lockdown parcial, criticado por Bolsonaro, contribuiu para amenizar a crise sanitária.

Segundo o prefeito, a medida restritiva deve ser adotada em conjunto com a testagem rápida e orientações médicas para o tratamento mais adequado.

“Tudo contribuiu, desde o lockdown parcial, teste rápido, medicação rápida. Porque senão, como em 30 dias, nós nos olho do furacão, viramos o jogo em 30 dias. Foi a maior virada do Brasil. Porque depois de constatada a gravidade, se agravou muito a questão dos leitos de UTI, mas a velocidade com que parou o contágio esvaziou as enfermarias. Estão sobrando leitos à vontade, porque isso foi feito. Essa ação em conjunto é o que nos leva ao sucesso de momento”, disse Rodrigues na entrevista ao NSC Total.

Em fevereiro, diante do colapso no sistema de saúde, Chapecó decretou o fechamento do comércio, bares e restaurantes. Também foi determinado o “toque de recolher”, que chegou a ser questionado por Bolsonaro em outros estados no Supremo Tribunal Federal (STF).

READ  PF investiga fraudes contra Previdência Social no Rio

“Chapecó, não é atitude minha, acho que é conjunto de todos nós, é um padrão que o país poderia seguir. É um pacote completo, e ele passa por testagem rápida, medicar rapidamente as pessoas com orientação médica. Não é o prefeito que define receita, é o médico que tem que dizer o que a pessoa tem que tomar, se é uma aspirina, se é um… Não importa. É o médico que tem a ciência para isso, mas tem que tratar rapidamente, testagem rápida”, afirmou o prefeito de Chapecó em outro trecho.

Em fevereiro, ao conversar com um apoiador de Chapecó, no Palácio da Alvorada, Bolsonaro perguntou se a cidade havia melhorado. O homem respondeu que o prefeito havia determinado um “lockdown”, e o presidente questionou a medida:

— Lockdown não resolve… Para que lockdown?

Bolsonaro, contudo, defendeu João Rodrigues em seguida, disse que os dois atuaram juntos como deputados federais na Câmara e que ele é “um bom prefeito”.

Você viu?

Na manhã desta segunda, Bolsonaro publicou em suas redes sociais um vídeo de João Rodrigues sobre a pandemia, filmado no domingo. Nele, Rodrigues comemora o fato da cidade ter passado, em 60 dias, “dos piores resultados do Brasil aos melhores números”. O prefeito cita uma série de medidas, como a abertura de leitos e a testagem em massa, além da liberdade para os médicos fazerem o “tratamento precoce”. Não citou, contudo, as medidas de fechamento de comércio adotadas, que costumam ser criticadas por Bolsonaro.

READ  Tempo nublado e chuvas nesta quinta em São Paulo

Depois, durante cerimônia de entrega de residências populares no Distrito Federal, Bolsonaro disse que viajará nesta semana para Chapecó (SC) e que Rodrigues é um “exemplo a ser seguido”.

— Rodrigues é um exemplo a ser seguido, por isso estou indo para lá. Para exatamente não só ver, mas mostrar a todo o Brasil que o vírus é grave, mas seus efeitos têm como ser combatidos. Mais ainda, naquele município, em alguns estados também, o médico tem a liberdade total para trabalhar com o paciente, total. Esse é dever do médico, uma obrigação e direito dele — declarou o presidente.

Dados do governo de Santa Catarina mostram que o Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, ainda está com taxa de ocupação elevada, de 97% (dos 131 leitos, 128 estão ocupados). A prefeitura comemora, no entanto, que conseguiu zerar o número de pacientes atendidos no Centro Avançado de Atendimento Covid-19 da cidade.

A região Oeste, onde fica Chapecó, é considerada no estado “gravíssimo” pela Secretaria estadual de Saúde em duas categorias: capacidade de atenção (ocupação de leitos) e monitoramento (percentual de testes positivos). Em outras duas categorias a região está no risco “grave”: ocorrência de óbitos e transmissibilidade.

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA