Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Tocantins

Educação mobiliza escolas para participarem da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

Publicado

em


Educação mobiliza escolas para participarem da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa

20/04/2021 – Juliana Carneiro/Governo do Tocantins

Mobilizar e incentivar escolas, professores e alunos a participarem da 7ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa (OLP) foram os principais objetivos da live transmitida nesta terça-feira, 20, pelo canal da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes, no YouTube – TvSeduc Tocantins.

A Olimpíada reconhece o trabalho de professores e estudantes do 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio de escolas públicas de todo o Brasil. O concurso, em sua 7ª edição, tem como tema Lugar onde vivo, temática que será abordada nas formações e produções textuais durante toda a competição. As inscrições e as adesões seguem abertas até 30 de abril.

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, ressaltou a importância da olimpíada para toda a comunidade escolar. “Sabemos que, com a pandemia, o desafio é maior, mas muitas vezes é através de um desafio que encontramos a oportunidade de aprender e crescer mais, não só profissionalmente, como ser humano. Por isso, eu os chamo para compormos uma grande rede de mobilização em todo o Estado para que, assim como em 2019, 100% de nossas escolas estaduais possam desenvolver e evidenciar suas habilidades através da Olimpíada”.

A OLP é um programa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, sob a coordenação do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que oferece formação para educadores, por meio de cursos, produções textuais e da participação no portal Escrevendo o Futuro.

Para a representante do Cenpec, Patrícia Calheta, a OLP e suas reformulações, devido à pandemia, refletem a prática reinventada do ensino. “A Olimpíada é mais um importante incentivo na direção da prática educacional na busca de possibilidades de ensino integradoras e inovadoras”.

Durante a live de mobilização, a docente e formadora da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Ângela Francine Fuza, apresentou o panorama geral do programa e as principais condições do certame 2021, além de ressaltar o papel da olimpíada. “Não é apenas um concurso, é um programa de formação que contribui para a melhoria da escrita de todos, professores e alunos, sendo assim uma proposta de apoio pedagógico”. 

De acordo com informações do site Escrevendo o Futuro, dos 139 municípios tocantinenses, 92 já se inscreveram. Mais detalhes sobre as inscrições, que podem ser feitas até o dia 30 de abril, estão no site www.escrevendoofuturo.org.br/concurso. No portal, também estão o regulamento e o calendário das etapas e atividades, além das premiações do certame.

Também participaram da live a dirigente Municipal de Lajeado e representante da Undime-TO, Luiza Rodrigues de Souza; e a técnica da UTE de Programas e Projetos da Seduc, Janaína Tomasi Dal Molin.

Edição: Alba Cobo

Revisão Textual: Marynne Juliate

Fonte: Governo TO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA