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Educação do Tocantins trabalha competências socioemocionais para promover o desenvolvimento integral dos estudantes

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Com o objetivo de garantir o bem-estar dos estudantes, professores e de toda a comunidade escolar da rede estadual e visando atender competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) implementou em 2022 importantes projetos e ações voltadas para as questões socioemocionais. As atividades visam auxiliar na transição da crise sanitária da covid-19.

Entre as iniciativas adotadas pela Pasta, no final de março de 2022, o quadro de servidores da Secretaria de Estado da Educação passou a contar com novas categorias de profissionais: psicólogo, assistente social e nutricionista, que originalmente eram do quadro da Secretaria da Saúde e que passaram a compor a equipe multiprofissional que atua nas 13 Diretorias Regionais da Educação, com ações voltadas para os estudantes e professores.

As competências socioemocionais foram trabalhadas para o período do pós-pandemia em função do processo de readaptação dos estudantes à rotina escolar presencial. A orientação da Seduc foi de que a equipe multidisciplinar, formada por assistentes sociais, psicólogos e orientadores escolares, priorizasse o ambiente de afeto e respeito mútuo, no qual os alunos conseguissem participar das tomadas de decisão e dos desdobramentos do que acontecem no dia a dia do ambiente escolar.

A atuação da equipe multidisciplinar visa fazer com que os estudantes e a equipe escolar encontrem equilíbrio para aprender, estabelecer diálogos e se sentirem parte de seu próprio processo de aprendizagem. São trabalhados temas que colaboram na concretização do projeto de vida dos alunos, pais, servidores e comunidade com o propósito de auxiliar a saúde psicológica e socioemocional.

A chefe da Unidade Técnica Educacional de Orientação Educacional da Seduc, Verny de Fátima Oliveira Fucks, explicou que a avaliação dos problemas socioemocionais dos alunos não pode ser realizada no formato tradicional, com provas ou tabelas, mas sim a partir da vivência no dia a dia, da observação do crescimento do aluno e das ações interventivas do orientador com a equipe multiprofissional que está nas escolas.

“No processo pós-pandemia, muitos dos nossos alunos voltaram com dores e perdas, por isso é necessário que encontrem na escola o acolhimento para que se sintam novamente pertencentes ao ambiente escolar e possam se expressar, se livrando, assim, de angústias e ansiedade que foram levadas de casa paras as nossas escolas. Os projetos socioemocionais são desenvolvidos considerando todas essas realidades”, frisa.

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Planejamento Escolar

Para a execução das atividades, são feitas reuniões de fluxo, lideradas por professores coordenadores de cada área, que avaliam o que deu certo ou não, e os pré-conselhos, nos quais são levantados apontamentos sobre alunos específicos – sejam preocupações ou evoluções – a fim de fazer um trabalho individualizado.

Após a realização das avaliações, há o momento da devolutiva, quando os tutores falam com seus alunos a respeito do que é positivo e do que é preciso melhorar. E o plantão pedagógico, que é uma manhã à disposição dos responsáveis que desejam conversar com a equipe.

Gestão de Emoções

Um exemplo das atividades desenvolvidas nas escolas da rede estadual de ensino foi o projeto Gestão de Emoções, executado pelo Centro de Ensino Médio Bom Jesus, em Gurupi, voltado para as questões socioemocionais. “O objetivo do projeto é fazer com que eles encontrem equilíbrio para aprender, estabelecer diálogos e se sentir parte de seu próprio processo de aprendizagem”, explica a diretora da unidade de ensino Elizabeth Gama da Silveira Mota.

A técnica da Seduc, Verny de Fátima Oliveira destacou, ainda, que as escolas e Diretorias Regionais realizaram ações diversificadas visando atender as diferentes demandas das comunidades escolares. “A DRE de Guaraí, por exemplo, realizou o projeto Conhecendo as emoções e sabendo a lidar com elas voltado para os estudantes da sede da Regional. Já a Escola de Tempo Integral Maria da Glória, da DRE de Pedro Afonso, realizou a formação Encontro Amabilidade, voltada para as equipes multiprofissionais. Em São Miguel do Tocantins, foram realizadas palestras para os estudantes da Escola Estadual São Miguel. Foram inúmeras iniciativas”, elencou.

Para a estudante Larissa Silva Gonçalves, o projeto Gestão de Emoções, do Centro de Ensino Médio Bom Jesus, trouxe temas relacionados às emoções, autoconhecimento, melhoria de vida e ainda sobre os pilares ensinados no colégio. “O projeto redefiniu a expectativa de muitos e trouxe de volta a vontade de reconstruir o seu projeto de vida. No início, muitos estavam desanimados, inclusive eu, mas a partir do projeto encontramos motivação”.

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Formação

A UTE de Orientação Educacional/Núcleo Multiprofissional desenvolveu neste ano de 2022, o Volta ao Novo II, com formações continuadas voltadas para os Orientadores Educacionais, em que foram trabalhadas as competências socioemocionais a partir das cinco Macrocompetências do Instituto Ayrton Senna (IAS): Foi replicado o curso Volta ao novo II, com o estudo das Macrocompetências: Abertura ao Novo; Autogestão, Resiliência Emocional, Amabilidade e Engajamento com o outro.

Este curso foi replicado pelas orientadoras educacionais das Diretorias Regionais de Educação (DREs) em cinco módulos, entre presenciais e on-line. Outra iniciativa foi a oferta do curso sobre Acolhimento e bem-estar em sala de aula, realizado pela Seduc, a partir da parceria com a plataforma Vivescer.

Competências BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) determina dez competências gerais que devem ser desenvolvidas pelos alunos ao longo da Educação Básica. Além de guiar o trabalho curricular das escolas, essas diretrizes contemplam as competências socioemocionais. Nesse âmbito, o documento prescreve o desenvolvimento dos seguintes eixos: abertura ao novo (curiosidade para aprender, imaginação criativa e interesse artístico); autogestão (determinação, organização, foco, persistência e responsabilidade); engajamento com os outros (iniciativa social, assertividade e entusiasmo); amabilidade (empatia, respeito e confiança); e resiliência emocional (autoconfiança e tolerância ao estresse e à frustração).

Ao unir as competências socioemocionais, determinadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Educação do Tocantins prioriza uma educação integral e de pleno desenvolvimento do estudante ao longo da Educação Básica, em suas múltiplas dimensões, para toda a rede estadual de ensino, sob a orientação da Unidade Técnica Executiva (UTE) de Orientação Educacional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Formação de orientadores da equipe multidisciplinar da DRE de Porto Nacional – Seduc/Governo do Tocantins

Verny de Fátima Oliveira Fucks diz que a avaliação dos problemas Socioemocionais dos alunos não pode ser avaliado no formato tradicional, mas sim a partir de vivências e diagnóstico no dia a dia – Nilson Chaves/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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