Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Edição do programa “Eleições Para Todos”, que vai ao ar, nesta quinta-feira, aborda o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro

Publicado

em

Na edição desta quinta-feira, 15, do programa “Eleições Para Todos”, será abordado o funcionamento do sistema eleitoral brasileiro. Para falar sobre o tema, a apresentadora e jornalista Monalisa Carneiro entrevista a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO), Marina Morais. O programa vai ao ar após o Jornal Alego News, pelos canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom, pelo site oficial da Alego e, ainda, pelo canal do Youtube, onde fica disponível.

A temática que será abordada tem o objetivo de ajudar o eleitor a esclarecer os pontos mais difíceis de compreender sobre as eleições majoritária e proporcional deste ano de 2022.  A advogada responde às dúvidas mais comuns da população que, normalmente, estão relacionadas às seguintes questões: as regras que podem interferir no resultado final das eleições; a forma que é feito o cálculo do quociente eleitoral; e o funcionamento, na prática, do sistema de eleições proporcionais.

Complementando esse conteúdo proposto, a advogada também traz uma abordagem que abrange o sistema eleitoral de lista aberta, as cláusulas de barreira e as coligações partidárias. E como o programa é feito para o eleitor, que não pode ficar de fora, algumas pessoas foram ouvidas e puderam receber explicações da especialista em Direito Eleitoral. 

É bom lembrar que, nas eleições desse ano, serão renovados os cargos de Presidente da República, governadores, deputados federais e estaduais, além de um terço do Senado, que disponibilizará apenas uma cadeira por unidade da Federação. É sempre importante que os cidadãos estejam atualizados quanto ao funcionamento do sistema eleitoral brasileiro para o fortalecimento da democracia.  

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA