Cidades

Donos de 246,7 mil veículos têm até a próxima semana para quitar IPVA 2023

Publicado

em

Prazo para placa final 1 termina na segunda-feira (11/09) e, para final 2, no dia seguinte (12/09). Contribuintes inadimplentes perdem benefícios concedidos pelo Governo de Goiás

Termina na próxima semana o prazo para os proprietários de 246,7 mil veículos com finais de placa 1 e 2 quitarem o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2023, em Goiás. Para final 1, a data-limite para pagamento do tributo e do licenciamento anual (CRLV) será na segunda-feira (11/09), mesmo dia em que vence a nona e última parcela para quem optou por dividir o imposto. No caso do final 2, até terça-feira (12/09) devem ser pagas a cota única e a parcela final.

Proprietários de veículos devem ficar atentos aos prazos para quitar IPVA 2023 em Goiás

Proprietários de veículos devem ficar atentos aos prazos para quitar IPVA 2023 em Goiás

O calendário de pagamento completo, que também inclui as datas da nona parcela para finais 3 a 0 (13 a 22/09), está disponível no site da Secretaria da Economia (economia.go.gov.br). A emissão do boleto do IPVA 2023 precisa ser feita pelo contribuinte diretamente no site do Detran Goiás (www.detran.go.gov.br) ou pelo aplicativo Detran GO ON.

READ  Proposta que fixa prazo de vida útil para veículos de transporte escolar é vetado integralmente

Quem optou pelo parcelamento, mas não pagou uma ou mais parcelas anteriores e agora deve quitar o imposto, pode emitir a parcela única, que conterá o valor residual. Ao todo, donos de 67,5 mil automóveis com final 1 e 2 escolheram dividir o tributo neste ano. Proprietários de 126,9 mil veículos com os mesmos finais de placa já pagaram o imposto completo. Outros 179,2 mil contribuintes preferiram não realizar o parcelamento e devem ficar atentos ao prazo final da cota única.

O gerente do IPVA da Secretaria da Economia, Jorge Arêas, alerta para as penalidades previstas na legislação por não quitar o imposto anual até a data-limite estabelecida no calendário divulgado pelo Governo de Goiás. “Quem perde o prazo perde benefícios: redução da base de cálculo de 50% do veículo 1.0, desconto de até 10% para os inscritos no programa Nota Fiscal Goiana, redução de 1% da locadora, além de pagar com penalidade e atualização”, enumera Jorge Arêas.

Final 3 a 0
Para os donos de automóveis com final de placa 3 a 0 licenciados em Goiás, que puderam dividir o imposto em até dez vezes neste ano, as datas de pagamento da penúltima parcela neste mês de setembro são: final 3 (13/09), final 4 (14/09), final 5 (15/09), final 6 (18/09), final 7 (19/09), final 8 (20/09), final 9 (21/09), final 0 (22/09). Conforme o cronograma disponibilizado pelo governo estadual, em outubro esses contribuintes deverão quitar o imposto.

READ  Caiado libera R$ 23,3 milhões de restos a pagar do FAC nesta quinta (18)

O Governo de Goiás isenta do pagamento do IPVA veículos a partir de 15 anos de uso, pessoas com deficiência (PCD), ônibus ou micro-ônibus de passageiro de turismo ou escolar, além de veículo novo no ano da sua aquisição, adquirido em concessionária goiana.

Fotos: Denis Marlon / Secretaria da Economia – Governo de Goiás

Comentários do Facebook
Propaganda

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA