Nacional
Doações para ajudar o RS: saiba como e onde ajudar
A última atualização do boletim emitido pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul, divulgada no início da tarde desta segunda-feira (6), aponta que 364 municípios foram atingidos pelas fortes chuvas na região, afetando 873.275 pessoas. Até o momento, foram confirmadas 83 mortes e há mais quatro em investigação, além de 291 pessoas feridas no estado.
A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil já reconheceu o estado de calamidade pública em 336 municípios no Rio Grande do Sul.
DOAÇÕES
Goianos que queiram se solidarizar a ajudar a população atingida pelas enchentes dos últimos dias podem buscar pontos de coletas próximos de suas casas ou realizar doações via PIX. Saiba como ajudar:
PONTOS DE COLETA
Caldas Novas
Com o apoio do Governo de Caldas Novas, até o próximo domingo, 12, o Aeroporto de Caldas Novas é ponto de coleta de donativos, que serão enviados para ajudar os desabrigados pelas fortes chuvas, no Rio Grande do Sul.
Cufa Goiás
A entrega das doações deve ser feita na sede da Cufa Goiás, que fica na avenida Antônio Fidelis, qd 107, Lt 7, no parque Amazônia, em Goiânia, em horário comercial, de segunda a sexta.
Aeroporto de Goiânia
O aeroporto de Goiânia, no Setor Santa Genoveva, está recebendo doações de alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal. Foi instalada um posto de coleta no terminal de passageiros com atendimento 24 horas. As doações serão enviadas aos órgãos de defesa e proteção social do RS e destinadas às vítimas.
Sindilojas-GO
O Sindicato do Comércio Varejista do Estado de Goiás (Sindilojas-GO), localizado na Rua 90, nº 320, Setor Sul, também está recebendo doações de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A população pode entregar roupas, calçados, alimentos não perecíveis e produtos de limpeza e higiene pessoal na sede do sindicato.
Acieg e Ficomex
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) e a Feira Internacional do Comércio Exterior (Ficomex) se uniram para também arrecadar doações. A campanha “100 mil goianos pelo Rio Grande do Sul” recebe cobertores, agasalhos e roupas íntimas infantis e adultas.
O objetivo é arrecadar 100 mil doações e, para isso, a associação e a Ficomex montaram um drive-thru na sede da Acieg para receber os itens doados.
Base Aérea de Anápolis
Diante da situação de emergência do Rio Grande do Sul, a Força Aérea Brasileira (FAB) promove, em todo o país, a campanha “Todos Unidos pelo Sul”, que coleta donativos para ajudar as vítimas das enchentes. Em Goiás, o ponto de entrega das doações é a Base Aérea de Anápolis.
Os itens serão distribuídos em coordenação com o Comando Conjunto Ativado para a Operação Taquari II, responsável pela assistência aos atingidos.
PIX
Cufa Goiás
A Cufa Goiás está recebendo doações para serem enviadas ao Rio Grande do Sul. O pix que está sendo divulgado nacionalmente entre as Cifras é: [email protected].
Acieg e Ficomex
A Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Goiás (Acieg) e a Feira Internacional do Comércio Exterior (Ficomex) também estão recebendo doações em dinheiro por meio do Pix 01.615.301/0001-92 (CNPJ), que deve ter a informação “Doação RS”.
SOS Rio Grande do Sul
O governo do Rio Grande do Sul reativou a chave Pix para doações em dinheiro para ajudar as vítimas de enchentes no estado.
A conta bancária nomeada como SOS Rio Grande do Sul, aberta no Banrisul, receberá os valores pelo Pix do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Chave Pix: 92.958.800/0001-38 (CNPJ)
Nome: SOS Rio Grande do Sul
Banco: Banrisul
Prefeitura de Porto Alegre
A prefeitura de Porto Alegre também disponibilizou uma chave Pix para doações nacionais.
Chave Pix: 92.963.560/0001-60 (CNPJ)
Nome: PMPA
Banco: Caixa Econômica Federal
Ministério Público do RS
Com o objetivo de atender a população gaúcha afetada pelas enchentes, o Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL), presidido pelo Ministério Público gaúcho, recebe doações que serão revertidas em favor das pessoas atingidas pelas cheias dos rios no RS.
Chave Pix: 25.404.730/0001-89 (CNPJ)
Nome: Enchentes RS – Doação
Banco: Banrisul
Banco de Alimentos do RS
Chave Pix: 04.580.781/0001-91 (CNPJ)
Nome: Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul
Banco: Santander
Comunitas
A organização criou um fundo de apoio à reconstrução do Rio Grande do Sul após a forte chuva que atingiu o Estado. O “Reconstrua RS” será modelado por meio de uma gestão compartilhada, comitês de atuação e execução privada e com ações prioritárias, entre elas a reorganização das escolas para o retorno das aulas.
Chave Pix: 03.983.242/0001-30 (CNPJ)
Banco: Banco do Brasil
LINKS
A UFRGS centralizou vários links para doações, voluntariado e informações. Para quem quiser saber mais, basta acessar: https://bento.me/ajudars
O QUE DOAR?
– Alimentos não perecíveis
– Água potável
– Roupas de cama
– Colchões novos ou em bom estado
– Roupa de banho
– Itens de higiene e limpeza
– Absorventes
– Fraldas descartáveis adulto e infantil
– Cobertores
– Ração animal
– Cestas básicas, preferencialmente fechadas para facilitar o transporte
– Sacos de lixo
– Mamadeiras
– Bicos/chupetas para crianças
– Roupas/calçados/roupas íntimas
– Leite em pó.
Além disso, quem tiver barcos ou qualquer tipo de embarcação para emprestar no resgate às famílias que ainda estão ilhadas pode entrar em contato com a Defesa Civil do Estado para disponibilizar os veículos.
COMO SER VOLUNTÁRIO (A)?
Voluntários, incluindo empresas e instituições, que queiram ajudar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda podem preencher o cadastro no link: https://casamilitar-rs.com.br/voluntariado/.
-
Geral6 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5897
-
Saúde6 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Geral6 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
-
Geral6 dias atrás
Black Friday: como aproveitar a data sem cair nas armadilhas do consumo
-
Edição Digital2 dias atrás
Edição 5902
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5899
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar