Geral

Distrito Federal propõe maior Mobilidade e Saúde

Publicado

em

Foram apresentados ao presidente da República o desejo de construção de hospital para atender a capital federal e Goiás e também de melhorias do transporte público

Em reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva os governadores apresentaram propostas de retomada econômica e grandes projetos regionais. No caso do Distrito Federal, em parceria com Goiás, foi falado sobre a construção de um hospital para atender a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (Ride) e também sobre a viabilidade de um transporte coletivo interurbano.

A sugestão do encontro partiu do próprio governo federal, o que os chefes do Executivo entenderam como uma abertura de diálogo para a retomada do Pacto Federativo.

“Há necessidade, sim, da fusão entre os dois Estados [DF e Goiás], e, nesse entendimento de prioridades, está a criação de um arco viário para tirarmos esse trânsito enorme de caminhões entre as cidades, o que danifica o nosso asfalto. Temos também a criação de um hospital para atender a Ride, a construção de uma ferrovia e também de um transporte coletivo interurbano e não interestadual como é hoje”, pontuou a governadora em exercício, Celina Leão.

A pauta de obras prioritárias foi comunicada por representantes dos Estados, divididos em blocos. No caso do DF, a composição é feita pelo Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), formado, também, por Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão e Rondônia.

Reequilíbrio fiscal

Na reunião com Lula, os governadores discutiram a necessidade de recomposição fiscal e um conjunto de obras prioritárias dos entes federativos.

“Os Estados não podem esperar a Reforma Tributária para repor as perdas econômicas diante do que aconteceu no ano passado com as leis complementares”, afirmou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Esses assuntos foram tratados previamente na primeira edição presencial do Fórum Nacional de Governadores, dia 26, no Complexo Brasil 21, antes de serem levados aos ministros do governo federal.

Agência Brasília

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA