Política
Dia Nacional do Turismo: data tem a finalidade de promover importante setor, responsável por movimentar a economia
No dia 8 de maio é comemorado o Dia Nacional do Turismo. A data tem o objetivo de promover a prática do turismo entre os brasileiros, conscientizando a população das diversas belezas naturais e culturais que formam o país. Neste ano, a comemoração se torna ainda mais significativa, sobretudo porque a atividade passou por uma crise sem precedentes por conta da pandemia.
Os dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS/IBGE) indicam que o setor serviços vem demonstrando recuperação frente aos impactos da pandemia da covid-19, desde os últimos meses de 2021, no estado de Goiás. No Índice Geral de Serviços no Brasil, o estado de Goiás apresentou um crescimento de 1,7%. Este valor representa o oitavo maior aumento no volume de serviços em fevereiro de 2022, na comparação com o mês imediatamente anterior.
Para a coordenadora do Observatório do Turismo do Estado de Goiás, Giovanna Tavares, o isolamento social transformou significativamente o fluxo turístico. “O fato é que a atividade vem se recuperando e tem apresentado bons resultados no ano de 2022. Goiás foi uma das 14 unidades da federação que tiveram variação positiva no mês”, afirma.
Na avaliação, a coordenadora pontua que, “ainda em fevereiro o turismo goiano gerou 1.156 novos empregos, o que nos deixa mais otimista”. Os dados apresentados demonstram a importância da atividade para o desenvolvimento social e crescimento econômico das comunidades goianas, bem como ressalta o fortalecimento do setor por conta do bom desempenho.
Para o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, a data é emblemática para comemorar esse segmento tão importante na cadeia produtiva. “Em Goiás, estamos com uma classe autônoma, representativa e que contempla todos os poderes, inclusive o Legislativo, com grandes parceiros, sempre atento às nossas demandas”, ressalta.
Segundo Amaral, é evidente o interesse de todo o estado na busca por políticas públicas voltadas ao setor. “A gente fica muito feliz pelo momento atual, e sobretudo, com o processo de retomada, que está bem consistente no estado todo”, afirma.
Ações do Legislativo
Mesmo com a pandemia de covid-19, a Comissão de Turismo da Alego realizou visitas técnicas e reuniões com gestores municipais e tem atuado em parceria com órgãos do Governo do estado, entidades de classe e outros, para minimizar os efeitos negativos nos negócios do turismo em Goiás. O presidente da comissão, deputado Coronel Adailton (PRTB) tem se dedicado a trabalhar pelo setor, em Goiás, desde que assumiu o colegiado, no início da 19ª Legislatura.
Além disso, ações voltadas a valorização da gastronomia local e reconhecimento de importantes manifestações culturais, a exemplo dos festejos em louvor do Divino Espírito Santo, realizado no município de Cristalina, foram realizadas como forma de incentivo ao turismo na no estado de Goiás.
Atualmente, tramita na Casa o processo nº 1960/22, de autoria do Coronel Adailton, com a proposta de reconhecimento da tradicional Procissão do Fogaréu. A festa foi retomada este ano de forma presencial e atraiu milhares de pessoas nas ruas de pedra da cidade de Goiás. A equipe da Comissão de Turismo prestigiou a celebração.
A festividade é uma das mais expressivas e reverberadas referenciais culturais da região Centro-Oeste brasileira. Reconhecida pela mídia nacional e internacional como uma das tradições para-litúrgicas quase tricentenária que faz parte da identidade da antiga capital do estado.
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5898
-
Geral7 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
-
Saúde7 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5899
-
Geral7 dias atrás
Black Friday: como aproveitar a data sem cair nas armadilhas do consumo
-
Edição Digital3 dias atrás
Edição 5901
-
Edição Digital2 dias atrás
Edição 5902
-
Geral4 dias atrás
Virmondes Cruvinel propõe obrigação de escolas comunicarem casos de gravidez em menores de 14 anos
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar