Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Política

Dia Nacional da Pecuária

Publicado

em

Hoje é o Dia Nacional da Pecuária, data em que se comemora uma das mais antigas práticas da humanidade. Para os cristãos, a criação de rebanhos consta na Bíblia na ocasião de quando Adão recebeu a tarefa de cuidar do Jardim do Éden e dos animais de lá, tornando assim, o primeiro homem, também o primeiro pecuarista. Saindo do campo da religião, basta pensar também que os caçadores-coletores da pré-história, que existiram há 100 mil anos, também faziam algo parecido, já que era mais cômodo caçar, prender o animal, e depois então, quando necessário, torná-lo alimento.

Certo é que a pecuária, que engloba não apenas a criação de bovinos, mas também a suinocultura, a ovinocultura, a produção avícola, entre outros, somente no Brasil, é hoje representada por um rebanho de mais de 200 milhões de cabeças de gado, praticamente um boi por pessoa; mais de 40 milhões de suínos; cerca de 11 milhões de caprinos; 19 milhões de ovinos; e mais de 1,4 bilhão de galináceos, o que torna a atividade uma das mais importantes para o Produto Interno Bruto do país (PIB), com mais de 8% de participação no mesmo.

No início da história do Brasil, a pecuária começou no Nordeste, mas a seca acabou migrando a atividade para o centro sul e para o oeste do país. Estados do Centro-Oeste representam hoje o principal centro pecuarista do Brasil, no que se refere à pecuária bovina, que tem por finalidade a produção de alimentos e o fornecimento de matérias-primas como a carne, o leite e o couro.

O Sul e o Sudeste são os maiores produtores nacionais de aves, que têm como principais produtos, a carne e os ovos. A atividade na região aparece à frente da bovinocultura de corte ou leite, e está presente em mais de 2,5 milhões de estabelecimentos agropecuários do país. Já no Nordeste predomina a criação de caprinos e muares, com destaque para a criação de cabras leiteiras.

Toda essa grandeza acontece pelas mãos de brasileiros que diariamente dedicam sua vida à atividade, e colocam o Brasil na liderança global quando o assunto é a pecuária. E é por isso que neste dia 14 de outubro, o setor tem muito a comemorar e, também, refletir sobre os desafios futuros para que, com planejamento e aprimoramento, possa manter sua importância no cenário nacional e global.

Significado

Pecuária é a arte ou o conjunto de processos técnicos usados na domesticação e criação de animais com objetivos econômicos, feita no campo. Assim, a pecuária é uma parte específica da agropecuária. Por meio da pecuária, os seres humanos atendem a uma parte considerável de suas necessidades de proteínas (com uma pequena parte sendo satisfeita pela pesca e pela caça, além das proteínas presentes nos vegetais). Carne, seja ela bovina, bubalina, de aves, ovos, leite e mel são os principais produtos alimentares oriundos da atividade pecuária.

Couro, lã e seda são, também, exemplos de fibras oriundas da pecuária e utilizados na indústria de vestimentas e calçados. O couro também é extensivamente usado na indústria de mobiliário e de automóveis. Alguns povos usam a força animal de bovídeos e equídeos para a realização de trabalho. Outros também usam o esterco seco como combustível para o preparo de alimentos.

Fonte: Assembleia Legislativa de GO

Publicidade
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe um Comentário

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA