Conscientização

Dia Mundial de Doação de Leite Materno

Publicado

em

 

Não existe nada como o leite materno para os recém-nascidos, contudo, algumas mães se vêem impedidas de amamentar seus bebês, ao passo que outras têm excedente do precioso alimento. Com o objetivo de conscientização e manutenção dos bancos de coleta de leite materno, foi  instituído, dia 19 de maio, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

A celebração da data ganhou, também, âmbito nacional na instituição da Lei nº 13.227/2015 e é um marco de sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite materno, além de uma medida a mais para a proteção e a promoção do aleitamento materno. 

Dados do Ministério da Saúde mostram que houve aumento de 7% no volume de doações em 2021, em comparação ao ano de 2020. No entanto, o quantitativo representa apenas 55% da real necessidade por leite humano no Brasil. A estimativa mostra que cerca de 340 mil bebês brasileiros prematuros ou de baixo peso nascem no País por ano, o que corresponde a 12% do total de nascidos vivos.

Em 1998, foi  consolidada a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (RBLH-BR), com a missão de “promover, proteger e apoiar o aleitamento materno, coletar e distribuir leite humano com qualidade certificada e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil”. E em 2001, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que a criação da rede brasileira foi uma das ações que mais fizeram a diferença para a queda da mortalidade infantil mundial na década de 1990. 

Em Goiás, pertencem à RBLH-BR o Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Iris; o Banco de Leite Humano da Maternidade Nascer Cidadão; e o Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Mulher (Hemu). 

Contato dos bancos de leite humano em Goiânia 

Posto de Coleta de Leite Humano do Hospital e Maternidade Dona Iris. Contato: (62) 3956-8887 / (62) 997048570 (WhatsApp);

Banco de Leite Humano da Maternidade Nascer Cidadão. Contato: (62) 3298-1214;

Banco de Leite Humano do Hospital Estadual da Mulher. Contato: (62) 3956-2921 (WhatsApp).

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA