Geral

Dia Mundial da Prematuridade é celebrado no Hospital e Maternidade Dona Regina

Publicado

em

A prematuridade muitas vezes é a realidade de muitas mães e bebês, sendo uma etapa de grandes dúvidas e receio para família. Por causa disso, desde 2011, o dia 17 de novembro é reconhecido como o Dia Mundial da Prematuridade. O intuito da data é sensibilizar sobre as necessidades e cuidados com bebês prematuros e seus familiares.

O Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), referência no Estado do Tocantins, para atendimento de gestações de alto risco e cuidado com bebês prematuros, promoveu na manhã desta quinta-feira, 17, um momento alusivo ao Dia Mundial da Prematuridade. A programação especial contou com depoimentos de mães e funcionários do HMDR e teve a presença de mães nutrizes, bebês prematuros, servidores da maternidade, além de mães e crianças que foram assistidas na unidade hospitalar.

“A vida agora é celebrada com um gostinho a mais, pois temos mais motivos de festa”. Este é o relato da mamãe do pequeno Benício de três meses, Talita Melo de Sousa Medeiros. O guerreiro nasceu com 29 semanas, pesando 770 gramas, sua mãe realizou todo o pré-natal e parto pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Eu não tenho parentes aqui, então, a minha rede de apoio durante meu parto foi a equipe do Dona Regina e foi um momento de misto de ansiedade e medo. Ninguém está preparado para um parto prematuro, mas todos cuidaram de mim. Desde o guarda, que quando eu chegava para ver meu bebê perguntava como ele estava, até os profissionais que faziam os cuidados direto”, afirmou a mamãe de primeira viagem, acrescentando que Benício ficou 80 dias de internação.

READ  Incêndio em hospital em Aracaju mata quatro pessoas

Talita complementa que o método canguru também foi importante no período de recuperação do Benício. “Toda família precisa estar junto neste momento, tive algumas complicações e meu esposo começou a fazer o método canguru no Benício, depois eu fiz e nunca mais parei, pois vejo que foi fundamental nossa ligação neste tempo. A equipe do método canguru do HMDR nos ensinou e auxiliou a como fazer essa aproximação”, finalizou.

A Coordenadora Estadual do Método Canguru, Guiomar Campos Araújo, explica que este evento é importante para chamar atenção para a prematuridade. “É uma programação que já faz parte do HMDR, na comemoração do Novembro Roxo e este ano decidimos fazer em frente ao hospital com a participação de mães nutrizes”. 

O diretor geral do HMDR, Iatagan Barbosa, relata que “este mês de novembro, que é dedicado à atenção da prematuridade, e neste dia, em especial, queremos alertar para o cuidado gestacional e apoiar os bebês e mães que passam por isto”, destacou. 

Doação de leite humano

A doação de leite humano é fundamental para a alimentação de bebês prematuros que estão internados. As mães que desejam ser doadoras de leite humano podem entrar em contato por meio do telefone 0800-646-8283 ou (63) 3218-7734.

READ  Manutenção deixa três regiões do DF sem energia

Cuidados

As causas da prematuridade muitas vezes não são identificadas, porém a realização correta do pré-natal diminui significativamente os riscos de um parto prematuro. O Sistema Único de Saúde (SUS) oferta gratuitamente todas as etapas da gestação, com o pré-natal, parto e assistência, nos casos de bebês prematuros. Os recém-nascidos que nascem antes das 37 semanas são considerados prematuros.

Mães nutrizes, bebês prematuros e servidores da maternidade participaram do evento – Erlene Miranda/Governo do Tocantins

Talita Melo de Sousa Medeiros e seu bebê Benício – Erlene Miranda/Governo do Tocantins

Mães de bebês prematuros receberam lembranças da equipe do HMDR – Erlene Miranda/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

Comentários do Facebook
Propaganda
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CIDADES

PLANTÃO POLICIAL

POLÍTICA

ECONOMIA

MAIS LIDAS DA SEMANA