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Dia do Servidor: Profissionais da Educação celebram a modernização no serviço público

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Celebrar o Dia do Servidor Público é fazer uma leitura do quanto o setor administrativo público passou por mudanças, principalmente, na questão de formação dos servidores e na inserção da tecnologia para oferecer agilidade no atendimento à sociedade. Cinco servidores da Secretaria da Educação destacam as principais mudanças ocorridas no serviço público ao longo de suas trajetórias e falam do amor pelo que fazem.

Telma Reijane Pinheiro Costa tem 33 anos no serviço público, acompanhou um processo de transformação, desde a troca das máquinas de datilografia elétrica pelos computadores, a redução das centenas de memorandos, que foram substituídos pelos e-mails ou pelas mensagens de aplicativos. “Eu vi a transformação que ocorreu no norte de Goiás, com a criação do Tocantins. Surgiram asfaltos, instituições de saúde e de educação, um processo que foi acontecendo de forma gradativa e que tornou esses serviços acessíveis para a população. Os servidores passaram por diversas capacitações até chegar às condições atuais, de prestar um serviço de qualidade”, frisa Telma.

No que se refere a tramitação de documentos, a criação do Sistema de Gestão de Documentos (SGE) surgiu para integrar setores e agilizar as correspondências e os processos, e agora, está cada vez, mais ágil e moderno.

Nesse processo de evolução, um dos mais significativos foi a formação continuada dos professores. “Hoje os docentes lecionam na sua área de formação e são muitos os professores que têm mestrado e doutorado. E a criação do Programa de Gestão Compartilhada proporcionou à escola uma autonomia financeira, representou uma transformação significativa para a qualidade da educação”, ressalta Telma.

Ela cita que o Programa de Escola Autônoma deu à unidade de ensino uma nova roupagem, autonomia financeira, administrativa e pedagógica, um trabalho realizado em parceira com a Associação de Apoio às Escolas. Há também o Programa de Alimentação Escolar que conta atualmente com a consultoria de nutricionistas e a parceira da Agricultura Familiar.

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Telma é de Porto Nacional e passou por vários setores do serviço público, atuou no Conselho Estadual da Educação, na Educação Fiscal e em programas diversos.

A servidora Markemath Dias Santos é pedagoga, está no serviço público há 11 anos. Ela nasceu em Gurupi e já trabalhou em escolas e em setores administrativos. “O sentimento que tenho de ser uma servidora pública é atender da melhor maneira possível. Trabalhei no setor de Educação do Campo e Quilombola e era responsável por elaborar o agendamento das equipes para fazer o trabalho de supervisão nas escolas. Sempre tive a consciência em exercer minhas responsabilidades da melhor maneira possível para agilizar o trabalho do colega”, conta Markemath.

Atualmente, ela integra a equipe que atende os pais, estudantes e responsáveis nos casos de dúvidas em relação às matrículas nas escolas da rede estadual. “Procuramos atender da melhor forma possível”.

Raimundo Ferreira de Melo Neto é outro servidor que sente orgulho pelo que faz. Ele é gerente de Estatísticas e Informações Educacionais e disse que todos os dias quando sai de casa e vai ao trabalho, sente uma satisfação em poder servir a população. “Poder ajudar, trabalhar para oferecer o atendimento ou a informação com a maior presteza é fundamental”. Ele é cearense e está no serviço público há cinco anos.

A servidora Eliane Rodrigues Oliveira, secretária executiva do Conselho Estadual de Alimentação Escolar, é uma maranhense que está no serviço público há 30 anos. “Ser uma servidora pública é um privilégio, gosto muito da educação e do poder transformador que ela provoca na sociedade. É fantástico presenciar essa evolução tecnológica presente no serviço público, isso facilitou muito a prática das atividades. Olha o que aconteceu com essa pandemia da covid-19, as nossas reuniões continuaram de forma on-line, isto é, o processo de ação não parou, os servidores se adaptaram com as novas tecnologias. E para quem é da época do mimeógrafo, acompanhar esse processo de modernização é maravilhoso”, explica Eliane.

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O servidor Pedro Lopes Pereira Aquino, nasceu em Dois Irmãos, atualmente trabalha como gerente de Lotação e Movimentação e, nas horas vagas, atua como árbitro de futebol. Com 21 anos no serviço público ele aprendeu o valor que tem em servir à sociedade, em responder com presteza às solicitações da população. Formado em Matemática, Pedro passou por muitas formações e por vários setores do serviço público. “Sou feliz com o que faço e me sinto satisfeito com as escolhas que fiz”, declarou Pedro.

Data

A comemoração do Dia do Servidor Público surgiu como forma de lembrar as leis com direitos e deveres desses profissionais, instituídas em 28 de outubro de 1939, pelo presidente Getúlio Vargas, por meio do decreto nº 1.713.

Servidora Eliane Rodrigues feliz por presenciar as transformações – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Servidora Markemath dos Santos disse que tem orgulho em atender a população – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Servidora Telma Pinheiro descreve o processo de modernização da administração pública Pinheiro – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Pedro Lopes está sempre atento para atender às demandas dos servidores – Marcio Vieira/Governo do Tocantins

Fonte: Governo TO

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