Saúde
Dengue: Brasil já aplicou 2 milhões das 4,7 milhões de doses disponíveis
Das 4.792.411 doses da vacina contra a dengue distribuídas no Brasil, 2.085.613 foram registradas no sistema e, portanto, efetivamente aplicadas em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, o público-alvo da campanha. Esses dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (29), durante uma reunião da Comissão Intergestores Tripartite em Brasília.
O secretário adjunto da Secretaria de Vigilância em Saúde, Rivaldo Venâncio, esclareceu: “Até 21/8, distribuímos cerca de cinco milhões de doses da vacina, mas há um atraso no registro das doses aplicadas. Portanto, o número real é significativamente maior que aproximadamente 2,1 milhões. Esses dados são atualizados semanalmente.”
No total, 1.921 municípios foram escolhidos pelo ministério para receber a vacina Qdenga, produzida pela farmacêutica japonesa Takeda. Essa seleção foi necessária devido à quantidade limitada de imunizantes fornecidos pelo fabricante. As cidades contempladas em 2024 pertencem a regiões de saúde identificadas como endêmicas para a doença.
Embora a bula da Qdenga recomende a vacinação para pessoas de 4 a 60 anos, o ministério decidiu que, inicialmente, o público-alvo do Sistema Único de Saúde (SUS) seria apenas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Essa escolha foi baseada no fato de que esse grupo é o que apresenta o maior número de hospitalizações por dengue, superado apenas pelos idosos, e também pela quantidade limitada de doses disponíveis.
-
Geral7 dias atrás
Murilo Couto se apresenta no Teatro Goiânia
-
Edição Digital6 dias atrás
Edição 5898
-
Edição Digital7 dias atrás
Edição 5897
-
Saúde6 dias atrás
Veterinária alerta para a importância da prevenção do câncer de próstata em gatos e cachorros
-
Geral6 dias atrás
Aberta seleção para entidades de proteção a crianças e adolescentes
-
Edição Digital5 dias atrás
Edição 5899
-
Geral6 dias atrás
Black Friday: como aproveitar a data sem cair nas armadilhas do consumo
-
Edição Digital2 dias atrás
Edição 5902
Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar